Monumentos e Espaços Públicos Tombados - Lapa (PR)

Igreja Matriz da Lapa (Igreja Matriz de Santo Antônio) - Construída entre 1769 e 1787, em alvenaria de pedra, é um exemplar da arquitetura luso-brasileira da segunda metade do século XVIII. 

Teatro São João - Construído entre 1873 e 1876, conforme projeto atribuído ao engenheiro Francisco Theresio Porto, o teatro é o último remanescente desse tipo de construção, no Paraná. De pequenas dimensões, o interior é de grande interesse e todo construído em estrutura de madeira onde se dispõem, em forma de ferradura, os camarotes em torno da plateia. 

Casa de Câmara e Cadeia - Atual Câmara Municipal e Museu de Armas. Com arquitetura tradicional, o edifício foi concluído em 1868, pelo engenheiro Francisco Therésio Porto. O pavimento térreo abriga o Museu, utilizado como prisão até meados do século XX. Entre 1950 e 1980, sediou a Escola Normal da Lapa e, após a primeira restauração em 1981, voltou a abrigar a Câmara Municipal da cidade, no pavimento superior, resgatando seu uso original.  

Casa do Coronel Joaquim Lacerda (Casa Lacerda) - Atual Museu-Casa Coronel Joaquim Lacerda. Casa térrea urbana construída, entre 1842 e 1845, em alvenaria da pedra com paredes internas de estuque. Nessa casa foi assinada a ata de rendição da cidade por ocasião do cerco à ela imposto, no início de 1894, pelos revolucionários que lutaram durante a Revolta Federalista (1893 - 1895), no Rio Grande do Sul, onde o poder era disputado entre o Partido Republicano Rio-grandense e o Partido Federalista.

Casa à Rua Francisco Cunha - Está ligada ao episódio militar da heroica resistência da população da cidade, durante a Revolução Federalista, em 1894. Nela faleceu, após ferimento em combate, o coronel Antônio Ernesto Gomes Carneiro, comandante das tropas leais ao governo federal do marechal Floriano Peixoto.  

Fontes: Arquivo Noronha Santos/Iphan e IBGE

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin