História - Santa Tereza (RS)
O nome Santa Tereza foi uma homenagem do engenheiro chefe da colonização, Joaquim Rodrigues Antunes, à sua esposa Tereza. A colonização começou em 1875, com imigrantes italianos e poloneses que se instalaram as margens do rio Taquari, na Linha José Júlio. Em 1886, foi construída a primeira capela de madeira, benzida pelo padre Finotti. A partir de 1887, os imigrantes começaram a receber lotes de terras e foi criada a paróquia de Santa Tereza.
O transporte era feito em balsas que navegavam pelo C, a única ligação com outros municípios e a capital do Estado. O porto - erguido no local onde havia um porto natural - situava-se no último ponto navegável do rio Taquari. A madeira para a construção das casas, o querosene, e a produção rural chegavam à vila pelas balsas, principalmente na época das cheias. O desenvolvimento local teve como base o comércio de produtos agrícolas, madeiras, peles, aguardentes, entre outros.
Em 1914, chegou a Santa Tereza o primeiro barco a vapor e, em 1916, o povoado passou a distrito. Em 1927, o médico italiano Francisco Settineri abriu a Casa de Saúde do Doutor Settineri, com sala de cirurgia e dez quartos para pacientes. Nessa época, o distrito possuía três bancos (Banco do Rio Grande, Banco Pelotense e Banco do Comércio) e iniciou-se a construção da estrada que ligou o distrito de Santa Tereza a Bento Gonçalves. Em 1928, foi criada a sua primeira Escola Municipal.
Desde o final do século XIX, a vila se destacou pela diversidade e a alta produtividade da agricultura desenvolvida em terras consideradas as mais férteis do Estado. O núcleo urbano foi constituído anos depois da instalação das estradas rurais necessárias ao escoamento da produção, o que determinou, também, a implantação da ferrovia - com uma vila ferroviária e a estação. Com o crescimento das rodovias, na década de 1970, as ferrovias foram excluídas do processo de distribuição de mercadoria e Santa Tereza viu-se praticamente isolada dos grandes centros. Em 1992, Santa Tereza foi elevada à categoria de cidade.