Edição 2017

Na 30ª edição, o edital do prêmio, que celebra seus 30 anos e também os 80 anos do Iphan, trouxe algumas novidades. O concurso selecionou oito trabalhos representativos de ações preservacionistas relativas ao Patrimônio Cultural, divididos em quatro categorias, premiando iniciativas de seis estados brasileiros: Amapá, Ceará, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo. Assim, o prêmio foi atribuído a dois projetos por categoria, no valor de R$ 30 mil, para cada ação premiada. Ao todo, foram 296 projetos inscritos, entre os quais 68 ações foram para fase final do concurso, representando 26 estados. Nesta edição do PRMFA fez homenagem aos 80 anos de uma das mais longevas instituições públicas brasileiras e a primeira dedicada à preservação do patrimônio cultural na América Latina, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A Revista da 30ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade apresenta mais informações sobre a edição de 2017. Os vencedores em cada categoria são:

Categoria I - Iniciativas de excelência em técnicas de preservação do Patrimônio Cultural

Arquivo e Testemunho: Acervo da Oficina de Criatividade do Hospital Psiquiátrico São Pedro (RS) – Proponente: Barbara Elisabeth Neubarth. A oficina de criatividade do Hospital Psiquiátrico São Pedro, em Porto Alegre (RS), produziu um rico acervo a partir de trabalhos expressivos de pinturas, desenhos, bordados e escritas, criados por pacientes residentes, ou não, do hospital. Por ser uma iniciativa inovadora, que congrega as ciências humanas e políticas de saúde.

Retratistas do Morro – Preservação da Memória Visual do Aglomerado da Serra (MG) -  Proponente: Guilherme Vieira. O projeto contribuiu para a preservação do patrimônio imagético dos moradores da Comunidade da Serra, em Belo Horizonte, a partir da recuperação do acervo fotográfico dos retratistas João Mendes e Afonso Pimenta, que trabalham há quase 50 anos, registrando o cotidiano dessa população.

Na categoria II - Iniciativas de excelência em processos de salvaguarda do Patrimônio Cultural.

Inventário de Folias Religiosas do Amapá (AP) – Proponente: Decleoma Lobato Pereira. A ação documentou as Folias Religiosas do Amapá, visando o fortalecimento dessas manifestações como prática tradicional da cultura popular, expressão devocional de festas de santos católicos.

Acervo Maracá (SP) – Proponente: Renata Amaral.  A iniciativa organizou um acervo que reúne milhares de registros audiovisuais de tradições populares brasileiras de quinze estados do Brasil, contando com mais de 5 mil horas de registros audiovisuais e 50 mil fotos de tradições populares.

Categoria III – Iniciativas que objetivam comunicar, interpretar, divulgar, difundir e educar sobre o Patrimônio Cultural, material e/ou imaterial, para as atuais gerações.

Encontro Mestres do Mundo (CE) – Proponente: Secretaria de Educação do Ceará. A iniciativa, desde 2006, torna possível a vivência da diversidade cultural e a troca de experiências com os mestres da cultura cearense. A iniciativa incentiva a transmissão de saberes e fazeres de homens e mulheres que na sobrevivência de seu cotidiano desenvolveram técnicas, ofícios, brincadeiras, rezas e alimentos, garantindo a tradição e a memória de seus ancestrais.

Quilombos do Vale do Jequitinhonha- Música e Memória (MG) – Proponente: Evanize Sydow. A ação foi responsável por recuperar e preservar o patrimônio imaterial da cultura quilombola no Brasil. O projeto permitiu o registro das manifestações culturais, histórias, religiosidade, gastronomia e outros aspectos da cultura afrodescendente. O trabalho resultou em um livro impresso, 30 vídeos de curta-duração, um banco de imagens e um portal na internet.

Categoria IV – Visam valorizar e promover iniciativas que demonstrem o compromisso e a responsabilidade compartilhada para com a preservação e/ou salvaguarda do Patrimônio Cultural Brasileiro.

Porto Digital (PE) – Proponente: Núcleo de Gestão do Porto Digital. A iniciativa, fundada em 2000, promove uma política criada para inserir o estado de Pernambuco no cenário tecnológico global, com foco nos segmentos econômicos nas áreas de tecnologia da informação e comunicação e economia criativa.

Espaço Comum Luiz Estrela (MG) -  Proponente: Priscila Mesquita Musa.  A ação aplicou um conjunto de ações preservacionistas, focado no compromisso social, na mobilização comunitária e investimento no potencial humano e comunitário. A iniciativa realiza um trabalho de restauração de um prédio histórico abandonado em Belo Horizonte (MG), transformando o local num ponto de cultura, onde são realizadas atividades de formação cultural.

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin