Concurso Sílvio Romero- Edição 2005

Ao todo, 51 monografias foram recebidas na edição 2005 do Concurso Sílvio Romero. Os trabalhos foram avaliados por comissão julgadora indicada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Como previa o edital, dois trabalhos foram premiados e três receberam menções honrosas.

1º lugar: Sylvia Nemer - Cordel e cinema: relações dialógicas

Esse trabalho procura discutir o problema da intertextualidade fílmica por meio da análise da apropriação da literatura de cordel em "Deus e o diabo na terra do sol" (1963) e "O dragão da maldade contra o santo guerreiro" (1968), filmes de Glauber Rocha dedicados à representação do universo social e cultural sertanejo. A questão da forma da representação, discutida nos seus textos "Estética da fome" (1965) e "Estética do sonho" (1971), reflete-se no modo como o cordel é tratado nesses dois filmes. Recusando a abordagem da temática sertaneja pelo cinema político da época, o cineasta procurava retratar o sertão a partir de suas próprias tradições. Estas tradições, contudo, não eram traduzidas literalmente. Elas eram transformadas visando sua adaptação à linguagem cinematográfica e a uma perspectiva política inexistente nas manifestações da cultura popular.

2º lugar: Gustavo Pacheco (Universidade Federal do Rio de Janeiro) - Brinquedo de cura: um estudo sobre a pajelança maranhense

Essa tese tem como tema a pajelança ou cura, manifestação da religiosidade popular maranhense que apresenta uma forte dimensão lúdica combinada à ênfase no tratamento de doenças e perturbações. A partir do trabalho de campo realizado nas cidades de Cururupu e São Luís, a tese procura tratar das práticas dos pajés ou curadores maranhenses abordando-os simultaneamente como mediadores com o sagrado, como agentes terapêuticos e como fontes de entretenimento e prazer estético, mostrando como esses aspectos estão estreitamente entrelaçados. Ao mesmo tempo, cada uma dessas dimensões é tratada como uma porta de entrada para discutir questões mais gerais no âmbito da antropologia da religião, da antropologia médica e da antropologia da performance.

1ª menção honrosa: Carla da Costa Dias (Universidade Federal do Rio de Janeiro) - De sertaneja a folclórica: a trajetória das coleções regionais do Museu Nacional – 1920/1950

A obra mostra o museu como peça fundamental para a representação cultural, no contexto do governo do Estado Novo, que buscava construir a imagem de nação com o auxílio de símbolos e expedientes cênicos.

2ª menção honrosa: Fábio Montanheiro (Universidade Federal de Ouro Preto) - Signum, Sinos e Toques: da magia do som metálico aos campanários ouropretanos

O trabalho realizou-se a partir de uma análise da história de tradições religiosas populares de Minas Gerais.

3ª menção honrosa: Rívia Alencar (Universidade de Brasília) - Será que dá samba? Mudança, Gilberto Gil e patrimônio imaterial no Ministério da Cultura

A obra mostra a cultura brasileira como uma estratégia para mudança no país e investiga o Registro do Patrimônio Cultural do Brasil e o programa da Unesco de Proclamação de Obras-Primas do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade.

Comissão julgadora:
Glaura Lucas, pesquisadora, doutoranda em Musicologia; Hebe Maria da Costa Mattos Gomes de Castro, doutora em História, professora adjunta do Departamento de História da Universidade Federal Fluminense; Maria Dina Nogueira Pinto, mestre em Sociologia, professora aposentada da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Mário Cezar Silva Leite, doutor em Comunicação e Semiótica, professor adjunto do Departamento de Letras da Universidade Federal do Mato Grosso; Guacira B. Coelho Waldeck, mestre em Ciências Sociais (Antropologia Social) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, representante do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular/Iphan.

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin