Concurso Sílvio Romero - Edições de 1960 a 1970

Ano 1970
Não houve concurso .

Ano 1969
Premiação não concedida, uma vez que, de acordo com a comissão, o único trabalho apresentado não atendeu ao regulamento.

Comissão Julgadora:
Pedro de Brito Tupinambá, graduado em Medicina, jornalista, folclorista; Bráulio do Nascimento, bacharel em Letras, crítico literário, jornalista, folclorista; Renato Almeida, bacharel em Direito, musicólogo, folclorista, membro do Conselho Nacional de Folclore, representante da Campanha de Defesa do Folclore Brasileiro.

Ano 1968
1º prêmio

Waldemar Iglesias Fernandes - 82 estórias populares colhidas em Piracicaba/São Paulo

2º prêmio
Ruben Rocha Filho - A incelença - aspectos social e dramático

Menção honrosa
Maria Olívia da Silva Rodrigues - Boi de mamão

Inscrições: 3 monografias

Comissão julgadora:
Dante Laytano, bacharel em Direito, folclorista, membro do Conselho Nacional de Folclore, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Edison Carneiro, bacharel em Direito, jornalista, folclorista, membro do Conselho Nacional de Folclore; Maria de Lourdes Borges Ribeiro, professora, folclorista.

Ano 1967
Premiação não concedida, tendo em vista que os trabalhos apresentados não atenderam ao regulamento.

Ano 1966
1º lugar

Marina de Andrade Marconi e Alfredo Henrique Costa - Folclore do café

Inscrição: 1 monografia

Comissão julgadora:
Dante Laytano, bacharel em Direito, folclorista, membro do Conselho Nacional de Folclore, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Darcy Pereira de Azambuja, bacharel em Direito, jornalista, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Elpidio Ferreira Paes, bacharel em Direito, professor da Pontifícia Universidade Católica-RS, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Ano 1965
Premiação não concedida, tendo em vista que os trabalhos apresentados, de acordo com a comissão, não atenderam ao regulamento.

Comissão julgadora:
Mario Neme, bacharel em História, folclorista, Pe. José Geraldo de Souza, bacharel em Filosofia, musicólogo; Rossini Tavares de Lima, musicólogo, folclorista, membro do Conselho Nacional de Folclore, professor do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo.

Ano 1964
1º prêmio

Bráulio do Nascimento - Processo de variação do romance

Inscrição: 01 monografia

Comissão julgadora:
Edison Carneiro, bacharel em Direito, jornalista, folclorista, membro do Conselho Nacional de Folclore; Maria de Lourdes Borges Ribeiro, professora, folclorista; Manuel Cavalcanti Proença, escritor, crítico literário.

Ano 1963
1º prêmio

Edilberto Trigueiros  - A língua e o folclore na Bacia do São Francisco

1ª menção honrosa
Ruth Coelho de Almeida  - O que é, o que é?

2ª menção honrosa
Adelino Brandão - Temas do folclore brasileiro

Inscrições: 8 monografias

Comissão julgadora:
Maria Celina Ferraz Cardenuto, professora de Canto, membro da Comissão Paulista de Folclore; Manuel Cavalcanti Proença, escritor, crítico literário; Manuel Diégues Jr., bacharel em Direito, antropólogo, professor da Pontifícia Universidade Católica-RJ.

Ano 1962
1º prêmio:

Mário Ipiranga Monteiro - Alimentos preparados à base de mandioca

Inscrições: 5 monografias

Comissão julgadora:
Armando Bordallo da Silva, presidente da Comissão Paraense de Folclore, professor da Universidade Federal do Pará; Manuel Diégues Jr., bacharel em Direito, antropólogo, membro do Conselho Nacional de Folclore, professor da Pontifícia Universidade Católica-RJ; Renato Almeida, bacharel em Direito, musicólogo, folclorista, membro do Conselho Nacional de Folclore.

Ano 1961
Premiação não concedida, tendo em vista que o único trabalho apresentado, de acordo com a comissão, não atendeu ao regulamento.

Comissão julgadora:
Dulce Martins Lamas, graduada em Regência e Piano pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, docente livre em folclore, etnomusicóloga; Cesar Guerra Peixe, musicólogo, compositor, professor da Escola de Música Villa-Lobos; Manoel Diégues Junior, bacharel em Direito, antropólogo, membro do Conselho Nacional de Folclore, professor da Pontifícia Universidade Católica-RJ.

Ano 1960
1º prêmio

Rossini Tavares de Lima - A forma – romance do folclore brasileiro

Inscrições: 2 monografias

Comissão julgadora:
Cecília Meirelles, poeta, professora, jornalista, folclorista; Renato Almeida, bacharel em Direito, musicólogo, folclorista; Wilson W. Rodrigues, jornalista, folclorista.

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin