Edição 2008

Nesta edição, 254 ações de todo o país candidataram-se ao Prêmio. As comissões regionais pré-selecionaram 74 trabalhos, que foram analisados pela Comissão Nacional de Avaliação. As ações vencedoras nas sete categorias foram as seguintes:

Apoio Institucional e/ou Financeiro
Instituto de Pesquisa Etno-Ambiental do Xingu/Ipeax
, Canarana/MT. O projeto Patrimônio indígena, história de nossa gente: resgatando a memória, as tradições e os lugares sagrados agora distantes de nós pretende recuperar as áreas que ficaram fora do Parque Indígena do Xingu, para manter vivas suas tradições, como o Kuarup, sua fala e sua cultura.

Divulgação
Federação das Entidades Culturais e Artísticas do Vale do Jequitinhonha/Fecaje
– Araçuaí/MG. A Fecaje organiza desde 1991 o Festivale, que reúne os Grupos de Cultura Popular - o maior patrimônio do Vale do Jequitinhonha, a cada ano em uma cidade diferente de uma das regiões mais pobres de Minas Gerais, em flagrante contradição com sua riqueza cultural.

Educação Patrimonial
Prefeitura Municipal de Contagem/MG
. O Programa de Educação Patrimonial: Por Dentro da História promove a sensibilização dos alunos das escolas municipais para o reconhecimento de seus referenciais simbólicos e a preservação do patrimônio cultural, por meio de um processo constante de participação social.

Pesquisa e Inventário de Acervos
Olavo Pereira da Silva Filho
– Teresina/PI. Carnaúba, Pedra e Barro na Capitania de São José do Piauhy, trabalho desenvolvido pelo arquiteto piauiense ao longo de 40 anos, reúne em três publicações documentação iconográfica, pesquisas, relatos e análises sobre a origem e evolução das cidades piauienses nos séculos 18, 19 e 20.

Preservação de Bens Móveis e Imóveis
Associação dos Amigos dos Moinhos do Vale do Taquari
, em Ilópolis/RS. O Conjunto Arquitetônico Museu do Pão tem como peça principal o Moinho Colonial Colognese, construído em madeira no início do século passado, que voltou a funcionar e produzir farinha, promovendo a valorização da culinária e dos costumes tradicionais da região.

Categoria Proteção do Patrimônio Natural e Arqueológico
José Jerundino Machado Itaqui
, em Santa Maria/RS. A criação dos Parques Paleontológicos Integrados da Quarta Colônia tem como objetivo a valorização da região central do Rio Grande do Sul por meio do incentivo à pesquisa, da divulgação da riqueza paleontológica como alternativa econômica e da promoção do turismo científico.

Categoria Salvaguarda de Bens de Natureza Imaterial
Fundação Padre João Câncio
, em Salgueiro/PE. O projeto O Vaqueiro da Caatinga e sua Diversidade Cultural reúne diversas ações de salvaguarda da rica e variada cultura das populações da caatinga, em geral, e do vaqueiro nordestino, em particular, com o registro de seus saberes, fazeres e celebrações.

Confira a revista com mais informações sobre a edição 2008.

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin