Ficha Técnica: Diálogos entre preservação e urbanismo: o tombamento e a gestão do conjunto histórico e paisagístico de Antonina-PR

DISSERTAÇÃO: Diálogos entre preservação e urbanismo: o tombamento e a gestão do conjunto histórico e paisagístico de Antonina-PR

Como citar: SANTOS, Lilian Louise Fabre, Diálogos entre preservação e urbanismo: o tombamento e a gestão do conjunto histórico e paisagístico de Antonina-PR, 2014. 145 fls. Dissertação (Mestrado em Preservação do Patrimônio Cultural) - IPHAN, Rio de Janeiro, 2014.

Autor:

 Lilian Louise Fabre Santos

Unidade de desenvolvimento das práticas profissionais:

 Superintendência do IPHAN no Paraná

Orientador:

 Adriana Sanajotti Nakamuta

Supervisor das práticas profissionais na unidade: 

 Moisés Stival Soares

Banca examinadora:

 Adriana Sanajotti Nakamuta (Presidente)

 Lia Motta - PEP/MP

 Cristiane Souza Gonçalves - Universidade Cruzeiro do Sul/SP

Data da defesa:

12 de dezembro de 2014

Resumo: A presente pesquisa surgiu a partir de uma demanda real de trabalho na Superintendência do IPHAN no Paraná, relacionada à gestão de preservação do Conjunto Histórico e Paisagístico de Antonina, tombado em 2012 pelo órgão. Diferentemente da maioria das cidades históricas consagradas pelo tombamento federal, Antonina apresenta um conjunto arquitetônico heterogêneo, descaracterizado e em péssimo estado de conservação, de modo que a iniciativa do IPHAN de proteger essa cidade até o momento ignorada pela historiografia brasileira demonstrou uma mudança substancial na atribuição de valor cultural para patrimonialização das cidades históricas. Para propor qualquer ação preservacionista, neste contexto infrequente, mostrou-se necessário primeiramente compreender as motivações que levaram o IPHAN a tombar Antonina, quais foram os valores atribuídos ao conjunto e quais as intenções do órgão com esta ação. Após a assimilação dos objetivos atuais do IPHAN e da complexidade de se gerir uma cidade de acordo com os preceitos contemporâneos de preservação do patrimônio cultural, descreveremos o processo de elaboração da Normativa de Antonina, instrumento base para a gestão do conjunto, apontando alguns questionamentos que surgiram no processo e problematizando sua eficácia no contexto proposto. Assinalando por fim, e necessidade de se estabelecer uma relação de comprometimento entre os três principais agentes envolvidos: IPHAN, Prefeitura de Antonina e sociedade civil, com intuito de construir políticas públicas de preservação do Conjunto Histórico e Paisagístico de Antonina que promovam o desenvolvimento qualitativo da cidade.

Palavras-chave: IPHAN, Preservação urbana, Planejamento urbano, Antonina.

Título da Dissertação em inglês

Dialogues between preservation and urbanism: the tipping and management of the historic and landscape complex of Antonina-PR

Abstract: The actual research came from a real work demand by IPHAN’s Superintendence in Paraná, related to the preservation management of Antonina’s Historical and Landscape Site, turned into public patrimony in 2012. Differently from most of the historical cities that were established as federal patrimonies, Antonina shows a heterogeneous architectural site, mischaracterized and in disrepair, in a city ignored by the Brazilian historiography till now, with a condition of economic stagnation that stays for decades. IPHAN’s initiative in protect this site showed a substantial change in the allocation of cultural value to the patrimonialization of the historical cities. To plan any preservationist action in this unusual context, it was necessary to, first of all, understand the motivations that inspired IPHAN to turn Antonina in a public patrimony, what were the values attributed to the site and what was the intention of the agency with that action. After the assimilation of the current goals of IPHAN and the complexity in managing a city according to contemporary principles of cultural heritage preservation, We will describe the process of elaboration of the Normative of Antonina, basic instrument for the management of the set, pointing out some questions that arose in the process and problematizing its effectiveness in the proposed context. Finally, we will show the possibilities of establishing a relation of commitment between the three main involved agents: IPHAN, the City Hall of Antonina and the civil society, in order to build public politics for the preservation of Antonina’s Historical and Landscape Site, which will promote qualitative development.

Keywords: IPHAN, Urban preservation, Urban planning, Antonina.

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