Ficha Técnica: O colecionador e seu "ninho" na Casa Principal/Museu Casa Sítio Roberto Burle Marx

DISSERTAÇÃO: O colecionador e seu "ninho” na Casa Principal/Museu Casa do Sítio Roberto Burle Marx

Como citar: AZEVEDO, Jéssica Pereira Manhães de. O colecionador e seu "ninho" na Casa Principal/Museu Casa do Sítio Roberto Burle Marx, 2017. 92 fls. Dissertação (Mestrado em Preservação do Patrimônio Cultural) - IPHAN, Rio de Janeiro, 2017.

Autor:

 Jéssica Pereira Manhães de Azevedo

Unidade de desenvolvimento das práticas profissionais:

 Centro Cultural Sítio Roberto Burle Marx 

Orientador:

 Lygia Maria Guimaraes

Supervisor das práticas profissionais na unidade: 

 Claudia Maria Pinheiro Storino

Banca examinadora:

 Lygia Maria Guimarães (Presidente)

 Ivan Coelho de Sá - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) 

 Adriana Sanajotti Nakamuta - PEP/MP

 Claudia Maria Pinheiro Storino  - Sitio Roberto Burle Marx

Data da defesa:

 29 de agosto de 2017

Resumo: A Unidade Especial Centro Cultural Sítio Roberto Burle Marx (SRBM) tem, em seu acervo, uma grande diversidade de coleções, tanto de botânica, quanto museológica, que possui mais de três mil objetos artísticos. Com isto, esta dissertação tem como objetivo estudar e compreender os mecanismos de conservação e acesso a essas coleções e, principalmente, propor novas leituras do visitante sobre o acervo museológico da Casa Principal (Casa Principal/Museu Casa), antiga residência de Roberto Burle Marx – RBM. O local foi reformado e modificado pelo artista e era onde ele guardava suas coleções de artes compostas por: coleção de camisas; de toalhas e almofadas (destes três objetos, alguns foram pintados à mão e outros produzidos em serigrafia); de quadros; esculturas; desenhos; gravuras e grupos de azulejos produzidos por Roberto Burle Marx (RBM); de peças em cristal Murano; de imaginária sacra; de de cristais; de arte popular (composta por esculturas em madeira e cerâmicas do Vale do Jequitinhonha); de artefatos pré-colombianos; de artefatos indígenas; de peças Africanas; de Carrancas do Rio São Francisco; e a coleção de conchas. Além dessas coleções reunidas por Roberto Burle Marx, também pertencem ao acervo museológico os móveis da Casa Principal. Assim, buscou-se conhecer Burle Marx e como ocorreu a formação dessas coleções ao longo da sua vida e a transferência da propriedade para o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN. O trabalho propõe, também, uma reflexão da categorização de Museu Casa, utilizando as definições do International Committee for Historic Houses Museums – DEMHIST para encontrar a mais adequada para o espaço, além de analisar a Casa na estrutura do IPHAN e a situação, hoje, da visitação do Casa Principal/Museu Casa, buscando encontrar uma forma de aprimorar a experiência do visitante durante o percurso e pensando em uma forma de unir a preservação e a conservação do acervo com a visitação.

Palavras-chave: Museologia; Coleção; Patrimônio Memória; Conservação; Preservação; Exposição; Museu Casa; Roberto Burle Marx; Sítio Roberto Burle Marx; Casa Principal.

Título da Dissertação em inglês

The Collector and his"nest" in the main house / museum house of the Roberto Burle Marx site. 

Abstract: The Special Unit Roberto Burle Marx Cultural Center (SRBM) has in its collections a great diversity of objects. Part of it is botanical and the other part is museological, which has more than three thousand artistic objects. In this way, the dissertation aimed to research only the museological collection, intending to discuss questions related to the conservation and the access to the objects found in the Casa Principal (House Museum / Casa Principal), former residence of Roberto Burle Marx - RBM. The place was renovated and modified by the artist and it was where he kept his collections of arts composed of: collection of shirts, towels and cushions (these three objects some were hand painted and others produced in serigraphy), paintings, sculptures, drawings, etchings and groups of tiles produced by Roberto Burle Marx (RBM); Murano glass pieces; collection of sacred sculptures; collection of crystals; the popular art collection (consisting of wood carvings and ceramics objects from the Jequitinhonha Valley); a collection of pre-Columbian artefacts; a collection of indigenous artifacts; a collection of African pieces, a collection of Carrancas from the São Francisco River; and the collection of shells. Beside these collections gathered by Roberto Burle Marx, also belong to the house museum collection, the furniture. Thus was sought to know Burle Marx and how the formation of these collections occurred throughout his life, and how was the process to transfer the ownership of his propriety to The National Institute of Historical and Artistic Heritage - IPHAN. The work also proposes a reflection of the categorization of the House Museum, using the definitions of the International Committee for Historic Houses - DEMHIST to find the most adequate definition of space, besides analyzing the Burle Marx‟s residential house on IPHAN structure. Also it was analyzed the status quo of the conservation and preservation, as well as, the public visitors to the Museum House / Casa Principal, to propose a way to improve the experience of the guests during the circuit in the house, thinking of a manner to join the preservation and conservation procedures of the collection with the visiting practices.

Keywords: Museum Studies; Collection; Patrimony; Memory; Conservation; Preservation; House Museum; Roberto Burle Marx; Sítio Roberto Burle Marx; Casa Principal.

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