Ficha Técnica: Entre o concreto e o papel: a memória arquitetônica do Palácio Gustavo Capanema

DISSERTAÇÃO: Entre o concreto e o papel: a memória arquitetônica do Palácio Gustavo Capanema

Como citar: MARTINELLI, Francesca Dalmagro. Entre o concreto e o papel: a memória arquitetônica do Palácio Gustavo Capanema, 2017. 190 fls. Dissertação (Mestrado em Preservação do Patrimônio Cultural) - IPHAN, Rio de Janeiro, 2017.

Autor:

 Francesca Dalmagro Martinelli

Unidade de desenvolvimento das práticas profissionais:

 Arquivo Central do IPHAN - Seção Rio de Janeiro.

Orientador:

 Claudia Feierabend Baeta Leal

Supervisor das práticas profissionais na unidade:

 Andressa Furtado da Silva de Aguiar

Banca examinadora:

 Claudia Feierabend Baeta Leal (Presidente)

 Claudia Suely Rodrigues de Carvalho - Fundação Casa de Rui Barbosa

 Ana Carmen Amorim Jara Casco - PEP/MP

 Andressa Furtado da Silva de Aguiar - Arquivo Central do IPHAN - Seção Rio de Janeiro

Data da defesa:

 10 de julho de 2017

Resumo: A preservação do patrimônio cultural edificado pode exigir ações sobre ele, mais ou menos invasivas, as quais chamamos intervenções. Entende-se que toda intervenção que tenha por objetivo resguardar os atributos pelos quais determinada edificação foi submetida a algum processo de patrimonialização como bem cultural deva recorrer à sua memória arquitetônica, de forma a fundamentar, da melhor forma possível, a maneira como se irá intervir. Como suportes dessa memória, para além da própria edificação, estão os documentos a ela relativos, que podem ir desde o projeto arquitetônico que lhe deu origem até registros documentais de intervenções posteriores à construção. O processo de intervenção, portanto, da mesma maneira em que pode ser instrumentalizado por documentos pretéritos, também pode produzir documentos que subsidiarão intervenções futuras. Tomando como objeto de pesquisa o Palácio Gustavo Capanema – edifício construído durante a Era Vargas para abrigar o Ministério da Educação e Saúde brasileiro e posteriormente tombado pelo IPHAN –, bem como os documentos relativos à sua construção e intervenções nele realizadas, esta dissertação tem por objetivo estudar em que medida, no momento de uma intervenção, os documentos acessados e produzidos nesses processos permitem compreender as intervenções anteriores e também subsidiam as próximas.

Palavras-chave: Patrimônio Cultural Edificado. Intervenções. Documentação. Arquitetura Moderna. Palácio Gustavo Capanema.

Título da Dissertação em inglês

Between concrete and paper: the architectural memory of the Gustavo Capanema Palace. 

Abstract: Preserving cultural heritage buildings may require actions on them, more or less invasive, called interventions. It is understood that any intervention that aims to protect the attributes for which a building was subjected to some process of patrimonialization as a cultural asset should resort to its architectural memory, in order to provide the best possible foundations for how it will be intervened. As supports of this memory, beyond the building itself, are the documents related to it, which can range from the architectural design that originated it, to documentary records of post-construction interventions. The intervention process, therefore, in the same way as it can be instrumented by past documents, can also produce documents that will subsidize future interventions. Taking as research object Gustavo Capanema Palace – a building constructed during the Vargas Era to house the Brazilian Ministry of Education and Health and later protected by IPHAN as cultural heritage –, as well as the documents related to its construction and interventions, this dissertation aims to study to what extent, at the time of an intervention, the documents accessed and produced in these processes facilitate understanding of the previous interventions and also subsidize the next ones.

Keywords: Cultural Heritage Buildings. Interventions. Documentation. Modern Architecture. Gustavo Capanema Palace.

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