Ficha Técnica: Há “pedras” no meu curral: a paisagem dos monólitos de Quixadá-CE

DISSERTAÇÃO: Há “pedras” no meu curral: a paisagem dos monólitos de Quixadá-CE

Como citar: SILVA, Cláudio Antônio Vieira da. Há “pedras” no meu curral: a paisagem dos monólitos de Quixadá-CE, 2017. 195 fls. Dissertação (Mestrado em Preservação do Patrimônio Cultural) - IPHAN, Rio de Janeiro, 2017.

Autor:

 Cláudio Antônio Vieira da Silva

Unidade de desenvolvimento das práticas profissionais:

 Superintendência do IPHAN no Ceará

Orientador:

 Ana Carmen Amorim Jara Casco

Supervisor das práticas profissionais na unidade: 

 Murilo Cunha Ferreira

Banca examinadora:

 Ana Carmen Amorim Jara Casco (Presidente)

 Cristiano Aprígio dos Santos - Universidade Federal de Sergipe (UFS) 

 Lia Motta - PEP/MP

 Murilo Cunha Ferreira - Superintendência do IPHAN no Ceará

Data da defesa:

 16 de março de 2017

Resumo: Alçada a categoria de Patrimônio Cultural Brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) desde 2004, a paisagem natural dos Monólitos de Quixadá teve seu valor cultural estabelecido, para fins de Tombamento, em função de sua excepcionalidade e feições notáveis, que lhes atribuíram significado cultural, consoante estabelecido em legislação federal. Ressalta-se que outros elementos e atributos intrínsecos ao Bem não foram considerados no ato do Tombamento naquele momento, a exemplo do caráter imaterial, da natureza do Bem em si e na consulta e opinião da sociedade civil local. Assim, o objetivo deste trabalho busca entender o processo de patrimonialização dos monólitos de Quixadá, juntamente com os desdobramentos ocasionados a partir do Tombamento daquele Bem Natural. Nesse contexto, a escolha pelo referencial teórico que abarcasse as particularidades do objeto de estudo e desse subsídio para alcançar os objetivos propostos teve impulso com a proposta de rerratificação da poligonal de tombamento. A articulação entre os conceitos de Paisagem e do Território, a partir do campo da geografia, foi de suma importância para compreender o objeto de estudo, viabilizando o entendimento em certas escolhas feitas pela Instituição durante o processo de patrimonialização que refletiu numa série de proposições e consequências socioculturais e políticas sobre os Monólitos. Para tanto, foram realizadas atividades de campo, observação livre e consultados, no tocante a trajetória conceitual, documentos sobre a salvaguarda e instrumentos de valoração dos bens naturais produzidos pelo IPHAN e a UNESCO; e a utilização de softwares de geoprocessamento para o mapeamento e georreferenciamento dos monólitos de Quixadá. O presente trabalho foi dividido em quatro capítulos: o I tem um caráter empírico e traz o objeto de estudo propriamente dito; o II tem um caráter teórico e orientador na construção do debate; o III contextualiza o tratamento dado ao patrimônio natural; e o IV traz a proposta de rerratificação do tombamento a partir de um zoneamento. Diante da complexidade em torno dos Monólitos de Quixadá percebeu-se que é fundamental aprofundar o entendimento dos valores atribuídos e faz-se necessário considerar a comunidade local em uma eventual rerratificação da poligonal, devendo incorporar novos olhares e ampliar os entendimentos em face da diversidade cultural que permeia os Monólitos de Quixadá.

Palavras-chave:Paisagem Cultural. Patrimônio Natural. Valor. Rerratificação.

Título da Dissertação em inglês

There are "stones" in my corral: the landscape of the monoliths of Quixada-CE.. 

Abstract: Purview of Brazilian Cultural Heritage Category by the Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) since 2004, the natural landscape of the Quixadá Monólitos had their cultural value established for Tombamento purposes, due to of its specialness and notable features. This purpose has been attributed by the IPHAN also due to cultural significance of the Monólitos, as established by federal legislation. However, it can be noticed that other elements and attributes intrinsic to the cultural heritage were not considered in the Tombamento purpose at that time. For example the nature and intangible character of the heritage, besides the opinion of local civil society. The objective of this work was to understand the Patrimonial action of the Monólitos of Quixadá, along with the developments from the Tombamento purposes of Natural Heritage. In this context, the choice of theoretical approach that comprehend the study object particularities and contribute to achieve the proposed objectives had been stimulated by the proposal of re-ratification of the polygonal heritage. The relationship between the concepts of Landscape and Territory, from the geography field, was very important to understand the object of study. This concept relation had contributed to understand some choices made by the institution in the Tombamento process, which have reflected in a series of socio-cultural and political propositions and consequences to the Monólitos. This work was carried out based in field activities, free and consulted observation, documents about the protection and valuation of natural assets instruments produced by IPHAN and UNESCO; and the use of geo-processing software for mapping and geo-referencing of the Quixadá Monólitos. This work was divided into four chapters: The first one has an empirical character and brings the subject study; the second one has a theoretical character and contribute to debate construction; the third one contextualizes the treatment given to the natural heritage; and finally the last one describes the re-ratification proposal from a zoning area. Based in the complexity of the Quixadá Monólitos was observed that is essential to explore the understanding of the attributed values to the natural heritage and consider the local community on a possible polygonal re-ratification. In this way it is necessary to incorporate new appearances and expand the understanding of the cultural diversity, which permeates the Quixadá Monólitos.

Keywords: Cultural Landscape. Natural Heritage. Value. Re-ratification.

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