Ficha Técnica: A Igreja, a casa e o culto aos santos: as esculturas sacras mazaganenses que atravessaram o Atlântico.

DISSERTAÇÃO: A Igreja, a casa e o culto aos santos: as esculturas sacras mazaganenses que atravessaram o Atlântico

Como citar: RIBEIRO, Karina Nymara Brito, A Igreja, a casa e o culto aos santos: as esculturas sacras mazaganenses que atravessaram o Atlântico, 2016. 165 fls. Dissertação (Mestrado em Preservação do Patrimônio Cultural) - IPHAN, Rio de Janeiro, 2016.

Autor:

 Karina Nymara Brito Ribeiro

Unidade de desenvolvimento das práticas profissionais:

 Superintendência do IPHAN no Amapá

Orientador:

 Evandro Domingues 

Supervisor das práticas profissionais na unidade: 

 Helena Tavares Gonçalves

Banca examinadora:

 Evandro Domingues (Presidente)

 Luciano dos Santos Teixeira - PEP/MP

 Ricardo Gomes Lima - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Data da defesa:

 20 de dezembro de 2016

Resumo: Este trabalho busca promover o diálogo entre História e Antropologia, no intuito de compreender o que Appadurai (2008) chama vida social das esculturas sacras mazaganenses, e acompanhar esses bens no contexto ritual e patrimonial em que estão inseridas, a fim de propor caminhos para a preservação desses bens. Sabemos que a origem desses artefatos está associada à fundação do lugar denominado Mazagão Velho. Em meados do século XVIII, por decisão da coroa Portuguesa, a cidade africana de Mazagão, localizada no norte do Marrocos, foi deslocada ao Brasil, para a região amazônica. Nesta condição, tanto pessoas quanto seus objetos atravessaram o oceano Atlântico e fizeram morada na Vila Nova de Mazagão – a qual fora fundada pelos representantes da Coroa Portuguesa no Norte do Brasil. Atualmente, a Vila Nova de Mazagão é denominada, simplesmente, Mazagão Velho. Grande parte dessas esculturas sacras deslocadas está integrada diretamente à vida social e cultural dos habitantes deste povoado: algumas estão, aliás, inseridas profundamente em contextos patrimoniais, em circuitos de heranças familiares, nas manifestações tradicionais e religiosas.

Palavras-chave:Patrimônio cultural; políticas culturais; imagens sacras; santos católicos; Mazagão Velho.

Título da Dissertação em inglês

The Churchat, the house and the cult of the saints: The sacred sculptures of the maazagan people who crossed the Atlantic.

Abstract: This work seeks to promote the dialogue between History and Anthropology, in order to understand what Appadurai (2008) calls social life, in this case we will try to treat the social life of sacred sculptures mazaganenses, and accompany these goods in the ritual and patrimonial context in which they are inserted, In order to propose ways for the preservation of these goods. We know that the origin of these artifacts is associated with the foundation of the place here called Mazagão Velho. In the middle of the eighteenth century, by decision of the Portuguese crown, the African city of Mazagão, located in the north of Morocco, was moved to Brazil, to the Amazon region. In this condition, both people and their objects crossed the Atlantic Ocean and settled in Vila Nova de Mazagão - which had been founded by the representatives of Mazarin in northern Brazil. Currently, the Vila Nova de Mazagão is called, simply, Mazagão Velho. Most of these displaced sacred sculptures are integrated directly into the social and cultural life of the inhabitants of this village: some are, moreover, deeply embedded in patrimonial contexts, in family hereditary circuits, in traditional and religious manifestations.

Keywords: Cultural heritage; Cultural policies; Sacred images; Catholic saints; County Kerry

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