Ficha Técnica: A Educação Patrimonial nos projetos de Arqueologia de Contrato: reflexões e contribuições

DISSERTAÇÃO: A Educação Patrimonial nos projetos de Arqueologia de Contrato: reflexões e contribuições

Como citar: BAIMA, Carlúcio de Brito, A Educação Patrimonial nos projetos de Arqueologia de Contrato: reflexões e contribuições, 2016. 151 fls. Dissertação (Mestrado em Preservação do Patrimônio Cultural) - IPHAN, Rio de Janeiro, 2016.

Autor:

 Carlúcio de Brito Baima

Unidade de desenvolvimento das práticas profissionais:

 Centro Nacional de Arqueologia (CNA)

Orientador:

 Ana Carmen Amorim Jara Casco

Co-orientador: 

 Danilo Curado

Supervisor das práticas profissionais na unidade:

 Danilo Curado

Banca examinadora:

 Ana Carmen Amorim Jara Casco (Presidente) 

 Alexandra Saladino - PEP/MP

 Lygia Baptista Pereira Segala Pauletto - Universidade Federal Fluminense (UFF)

 Danilo Curado (CNA) 

Data da defesa:

 25 de janeiro de 2016

Resumo: A Arqueologia tem se apresentado enquanto campo rico para a elaboração de programas de Educação Patrimonial. A interseção entre as duas áreas se intensificou após a publicação da Portaria IPHAN n° 230 no ano de 2002, que previa a realização de projetos educativos no âmbito do licenciamento ambiental. A presente pesquisa objetiva refletir acerca das práticas de Educação Patrimonial desenvolvidas nos estudos arqueológicos, entre os anos de 2003 a 2013, tendo como principal objeto de análise os projetos e relatórios relacionados aos processos de autorização da pesquisa arqueológica consultados no arquivo do Centro Nacional de Arqueologia (CNA/IPHAN).

Palavras-chave: Arqueologia; Educação Patrimonial; Patrimônio Cultural; Licenciamento Ambiental.

Título da Dissertação em inglês

 The Patrimonial Education in the projects of Archeology of Contract: reflections and contributions

Abstract: Archaeology has been performed as a rich field for the development of heritage education programs. The intersection between the two areas has intensified after the publication of Ordinance No. 230 IPHAN in 2002, which provided for the creation of educational projects within the environmental licensing. This research aims to reflect on the heritage education practices developed in line with the archaeological studies, between the years 2003-2013, the main object of analysis projects and related reports to the archaeological research authorization procedures found in the center of the file national Archaeology (CNA/IPHAN).

Keywords: Archaeology; Heritage Education; Cultural heritage; Environmental Licensing.

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin