Edição 2002

Nesta edição, 124 ações de todo o país candidataram-se ao Prêmio. As comissões regionais pré-selecionaram 43 trabalhos, que foram analisados pela Comissão Nacional de Avaliação. As ações vencedoras foram as seguintes:

Apoio Institucional e Financeiro
Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha)
pela realização do Programa de Municipalização do Patrimônio Cultural de Minas Gerais, que estabelece e implementa políticas públicas de proteção aos bens culturais dos municípios mineiros, utilizando recursos do ICMS, conforme previsto na Lei Estadual nº 13.803/00.

Divulgação
Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb)
pela realização da série Bahia Singular e Plural, divulgada na rede nacional de emissoras educativas, que registra em vídeos e CDs mais de 450 horas de sons e imagens de 320 manifestações de 82 municípios e o trabalho de sete mil artistas anônimos da Bahia.

Educação Patrimonial
Fundação Estadual de Cultura do Amapá
pelo desenvolvimento do Projeto de Educação Patrimonial da Fortaleza de São José de Macapá, desde 1997, que proporciona aos estudantes, professores e comunidade em geral, informações e atividades relacionadas à história do monumento, visando sua preservação.

Inventário de Acervos e Pesquisa
Fundação Cultural da Arquidiocese de Mariana/MG
pela ação Acervo da Música Brasileira – Restauração e Difusão de Partituras, que resgata obras musicais de autores brasileiros dos séculos XVII a XX e as divulga por meio de CDs, concertos, programas culturais e livros de partituras, também acessíveis pela Internet.

Preservação de Bens Móveis e Imóveis
Prefeitura Municipal de Catas Altas/MG
pelo projeto de Preservação do Patrimônio Cultural de Catas Altas, em Minas Gerais, que reúne um importante conjunto de ações do poder público municipal, abrangendo a restauração de bens móveis e imóveis, inventário, revitalização e educação patrimonial.  

Proteção do Patrimônio Natural e Arqueológico
Paulo Boggiani
pelo Plano de Manejo e Avaliação de Impacto Ambiental de Visitação Turística das Grutas do Lago Azul e Nossa Senhora Aparecida de Bonito/MS, realizado nos últimos cinco anos por uma ampla equipe de trabalho, com o objetivo de ordenar a visitação e servir de exemplo às inúmeras cavernas existentes no país.

Confira a revista com mais informações sobre a edição 2002.

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin