Estudos de Caso: patrimônio cultural

Estudos de caso: patrimônio imaterial

Professora responsável: Joseane Paiva Macedo Brandão

Carga horária: 15 horas (01 crédito)

Ementa: A disciplina trata da trajetória da construção da política de salvaguarda dos bens culturais de natureza imaterial no âmbito federal por meio do estudo de casos concretos. O horizonte das possibilidades de análise tem os seguintes eixos: 1) conceitos e contextos socioeconômicos e políticos que informam as políticas de salvaguarda do patrimônio cultural de natureza imaterial no Brasil; 2) Formulação, definição e implementação de seus instrumentos e programas; 3) Crítica reflexiva aos processos de inventário, registro e salvaguarda como instrumentos de proteção e de produção de conhecimento; 4) Responsabilidade e ética do pesquisador; 5) Mediação e retorno da pesquisa aos sujeitos e grupos envolvidos; 6) Processos que propiciaram a apropriação dos instrumentos e a participação ativa dos atores sociais que produzem, mantêm e transmitem o patrimônio nos processos de identificação, reconhecimento e salvaguarda. 

 

Estudos de caso: patrimônio material

Professores responsáveis: Adler Homero Fonseca de Castro, Lia Motta e Luana Cristina da Silva Campos

Carga horária: 15 horas (01 crédito)

Ementa: Apresentação de casos relacionados à proteção do patrimônio material que possam orientar reflexões sobre a trajetória da preservação desses bens no Brasil. Participação de convidados(as) com experiência e/ou vivência no campo do patrimônio.

 

Estudos de caso: patrimônio natural e paisagem

Professores responsáveis: André Bazzanella e Claudia Feierabend Baeta Leal

Carga horária: 15 horas (01 crédito)

Ementa: O objetivo da disciplina é discutir a preservação de elementos naturais a partir da perspectiva do patrimônio cultural, com foco nas categorias de patrimônio natural e paisagem. Para tanto, propõe-se apresentar um panorama dos debates e ações nacionais e internacionais sobre a preservação da natureza, assim como analisar estudos de caso de propostas de reconhecimento de bens naturais e paisagens como patrimônio cultural e as especificidades de sua gestão.

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin