Adriana Sanajotti Nakamuta

Doutora em Artes Visuais, com ênfase em História e Crítica da Arte (UFRJ/RJ); Mestre em Arquitetura e Urbanismo (USP/SP); Especialista em Patrimônio pelo IPHAN/Unesco; Bacharel e Licenciada em Artes Visuais (UFU/MG). Concluiu recentemente sua pesquisa de Pós-Doutorado Júnior pelo CNPq e PPGAV/UFRJ.

Possui publicações na área de historiografia da arte no Brasil, de modo especial sobre a historiadora da arte alemã Hanna Levy no SPHAN, preservação do patrimônio cultural, particularmente sobre acervos, coleções, bens móveis e bens integrados e fortificações.

Áreas de atuação: Ensino de Artes Visuais e Patrimônio; Historiografia da Arte e Patrimônio Cultural; Preservação de Acervos e Coleções e Bens Móveis e Integrados; Fortificações no Brasil.

Títulos das pesquisas orientadas no Mestrado Profissional do Iphan: “Estratégias para preservação a preservação do patrimônio cultural moderno: Athos Bulcão em Brasília (1957-2007)”, aluna-bolsista Fabiana Carvalho de Oliveira (SE-Iphan/DF); “Indicadores de preservação do patrimônio arqueológico: empreendimentos e atividades em Santa Catarina (2002-2007)”, aluno-bolsista Anderson Luis Ribeiro Moreira (SE-Iphan/SC); “Diálogos entre preservação e urbanismo: o tombamento e a gestão do conjunto histórico e paisagístico de Antonina-PR”, aluna-bolsista Lilian Louise Fabre Santos (SE-Iphan/PR); “Vida após a morte: um estudo sobre os enterramentos pré-históricos no Estado do Paraná para identificação, gestão e valorização do patrimônio arqueológico”, aluna-servidora Alessandra Spitz G. A. Lourenço (SE-Iphan/PR); “As práticas de restauração de bens móveis e integrados nas igrejas Matriz de Nossa Senhora do Pilar, Nossa Senhora do Carmo e São Francisco de Assis em São João del Rei/MG (1947-1976)”, aluna-bolsista Elis Marina Mota (ET São João Del Rei/MG); "Análise do mercado de trabalho do conservador-restaurador a partir das práticas de preservação dos bens móveis e integrados na Superintendência do Iphan no Rio de Janeiro", aluna-bolsista Luana Lara Safar Redini (SE-Iphan/RJ).

Projetos de Pesquisa no Programa: História da Arte e Patrimônio

Disciplinas: Acervos e Coleções: Proteção Legal e Pesquisa

Contato: anakamuta@yahoo.com.br

Currículo Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4774640E4

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin