Alejandra Saladino

Doutora em Ciências Sociais (UERJ), mestre em Memória Social (UNIRIO), mestre em Arqueologia (MN/UFRJ), especialista em Conservação de Bens Culturais Móveis (EBA/UFRJ), bacharel em Museologia (UNIRIO). Técnica do IPHAN, lotada no Departamento de Museus e Centros Culturais (2006-2009), do IBRAM, lotada no Departamento de Processos Museais e no Museu da República (2009-2019). Professora Associada do Departamento de Estudos e Processos Museológicos da UNIRIO (2009, em curso). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Gestão do Patrimônio Cultural da Universidad Complutense de Madrid.

Áreas de atuação: Museus, memórias e patrimônios; Musealização da Arqueologia; Políticas e Gestão do Patrimônio Arqueológico; Cidades e dimensão arqueológica

Títulos das pesquisas orientadas no Mestrado Profissional do Iphan: “Valorização e preservação do patrimônio arqueológico na comunidade do Cumbe – Aracati/CE”, aluna-bolsista Patrícia Pereira Xavier (SE-IPHAN/CE); “Dos instrumentos jurídicos e práticas do IPHAN para a arqueologia: o termo de ajustamento de conduta”, aluno-bolsista Mario Junior Alves Polo (SE-IPHAN/AP); “Entre sambaquis, redes e naufrágios: Arqueologia Costeira no Parque Arqueológico do Sul-SC”, aluno-bolsista Alexandro Demathé (SE-IPHAN/SC); "O tombamento de sítios arqueológicos", aluo-servidor Djalma Guimarães Santiago (SE-IPHAN/AP).

Projetos de Pesquisa no Programa: “Ressignificância: a arqueología como instrumento de empoderamento de grupos culturais no auxílio sobre a tomada de decisões sobre o patirmônio cultural”

Disciplina: Patrimônio Arqueológico: Legislação e Pesquisa.

Contato: alejandra.saladino@unirio.br

Currículo Latteshttp://lattes.cnpq.br/0645594324860732

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin