Joseane Paiva Macedo Brandão
Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Sergipe com realização de doutorado sanduíche no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (Portugal) com pesquisa sobre as relações entre patrimônio, intermediação cultural e imaginários urbanos. Mestre e bacharel em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1999 e 2003) com pesquisas relacionadas ao envelhecimento, velhas guardas de escolas de samba cariocas e memória social. É técnica do IPHAN, tendo atuado, de 2006 a 2012, na Superintendência do Iphan em Sergipe, onde acompanhou processos de Registro, INRC, projetos de Educação Patrimonial e a Rerratificação do tombamento do sítio urbano tombado da cidade de São Cristóvão/SE. Desde 2013, atua como docente do Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural do Iphan.
Áreas de atuação: Tem experiência na área de Sociologia e Antropologia, com ênfase em Sociologia da Cultura, Sociologia Urbana; Patrimônio Cultural e Políticas Públicas.
Títulos das pesquisas orientadas no Mestrado Profissional do Iphan: Heurística para Entornos de Bens de Interesse Cultural baseada na Ambiência: uma experiência da Casa de Portinari em Brodowski – SP”, Mariana Kimie da Silva Nito; “Arquitetura vernacular ribeirinha, patrimônio cultural nas Amazônias: o caso de Afuá-PA”, aluno-servidor Fernando José Lima De Mesquita (SE-IPHAN/PA); “Meu Jardim virou Praça: olhares locais sobre Tiradentes/MG”, Luciana Araújo Bonuti; "Quem pode mais do que o dono da casa? Participação social no processo de patrimonialização do Terreiro Ilê Obá Ogunté (Sítio de Pai Adão) no Recife-PE", Juliana da Mata Cunha; "Índio não usa droga, ele usa medicina: a criminalização da circulação da ayahuasca indígena", Fabiana Lima dos Santos; “Conflitos e tensões na fiscalização do patrimônio edificado pelo Iphan em Ouro Preto e GACIM na Ilha de Moçambique; uma análise comparativa”, Claudio Diamantino Zunguene (co-orientação).
Títulos das pesquisas em andamento orientadas no Mestrado Profissional do Iphan: "A presença negra no Sul do Brasil: reflexões sobre o lugar das questões afro-brasileiras nas narrativas identitárias de Santa Catarina e as ações patrimoniais do Iphan", Danielle Alves de Souza; "Praça Tiradentes, lugar de quem? Seus usos, desusos e abusos Ouro Preto/MG", Maria Cristina Cairo; “Diálogos entre Geografia e o Patrimônio Imaterial”, Flora Campos (co-orientação); “(Re) encantando bens culturais: a presença das religiões afro-brasileiras na política federal de patrimônio cultural", Eduardo Costa de Mancilha; "Paisagens Cariocas entre a Montanha e o Mar: o caso de Copacabana", Paula Merlino Machado.
Projetos de Pesquisa no Programa: Patrimônio Cultural, Direitos Culturais e Mercados; Patrimônio Cultural e Direitos Coletivos: valorizando saberes e práticas medicinais tradicionais; CULTURA: Turismo e Vivências.
Disciplinas: Políticas Públicas e Patrimônio Cultural; Patrimônio Imaterial: Estudos de Caso; Metodologia.
Contato: joseane.brandao@iphan.gov.br
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7249815421214020