Marcelo Antonio Sotratti

Doutor e Mestre em Geografia pela UNICAMP, desenvolve pesquisas na área de Planejamento, Patrimônio Cultural e Turismo. Atualmente é Professor Adjunto do Curso de Turismo da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro e docente do corpo permanente do Programa de Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural - PEP/IPHAN. Também é Coordenador de Extensão do Instituto de Geografia IGEOG/ UERJ, sistematizando, divulgando e assessorando os Projetos de Extensão do Instituto. Em 2008 e 2009 atuou na EMBRATUR/UNESCO no desenvolvimento de Projeto de Promoção e Marketing Turístico do segmento Turismo Cultural. Atua desde 1991 como professor de ensino superior em cursos de Turismo, Arquitetura e Gestão Ambiental , tendo sido professor das seguintes instituições: UnG, UNIBERO, UNIP e SENAC - Águas de São Pedro. 

Áreas de atuaçãogeografia, turismo e patrimônio cultural com ênfase nos temas território, lugar, territorialidades e patrimônio; refuncionalização e gentrificação de centros históricos, turismo cultural de base local e vivências; políticas públicas de turismo e patrimônio cultural.

Títulos das pesquisas orientadas no Mestrado Profissional do Iphan“Da Central a Japeri: um manifesto em prol do patrimônio cultural inserido no cotidiano do transporte ferroviário do Rio de Janeiro”, aluna-bolsista Mariana Costa Campos (SE-IPHAN/RJ); “Análise dos Inventários do Patrimônio Histórico de Boa Vista, Roraima e a Memória Coletiva: Uma Proposta de Roteiro Turístico Cultural para a Salvaguarda do Patrimônio”, aluna bolsista Carolina Viana Albuquerque. (SE-IPHAN/RR); Proposta de Tomnamento do Marco-zero da Reserva Indígena Kadiwéu – MS,aluna servidora: Renata Domingues Sampaio (SE-IPHAN/PR).

Projetos de Pesquisa no ProgramaA produção do espaço balneário nas cidades litorâneas: circulação de modelos e experiências – UFRJ/ UERJ/ Université de la Rochelle; Plano de Desenvolvimento Turístico do Estado do Rio de Janeiro – UERJ/ SETUR-RJ; Projeto culTURa: Turismo e Vivencias: visitação e experiências com patrimônio imaterial no subúrbio carioca.

DisciplinasPatrimônio, Economia e Sustentabilidade

Contato: marcelo.sotratti@gmail.com

Currículo Latteshttp://lattes.cnpq.br/7461423427987536

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin