Ficha Técnica: Patrimônio virtual: a reconstrução em 3D e a preservação do patrimônio cultural

DISSERTAÇÃO: Patrimônio virtual: a reconstrução em 3D e a preservação do patrimônio cultural

Como citar: CAVALCANTI, Marina Russell Brandão. Patrimônio virtual: a reconstrução em 3D e a preservação do patrimônio cultural. 164 fls. Dissertação (Mestrado em Preservação do Patrimônio Cultural) - IPHAN, Rio de Janeiro, 2019.

Autora:

 Marina Russell Brandão Cavalcanti

Unidade de desenvolvimento das práticas profissionais:

 Superintendência do Iphan em Pernambuco

Orientadora:

 Analucia Thompson

Supervisora das práticas supervisionadas:

 Gisela Amado de Albuquerque

Banca examinadora:

 Analucia Thompson (Presidente) - Mestrado Profissional do Iphan 

 Lia Motta - Mestrado Profissional do Iphan 

 Vera Dodebei - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) 

 Gisela Amado de Albuquerque (Superintendência do Iphan em Pernambuco)

Data da defesa:

 28 de novembro de 2019

Resumo: Temos nesta dissertação o objetivo de realizar uma análise do uso da reconstrução digital em 3D de bens culturais em ruínas como uma ferramenta de preservação de memória. Diante disto, são abordados conceitos ligados ao patrimônio cultural e à tecnologia e discutidas maneiras de relacioná-los no contexto das práticas de trabalho do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Com base no conceito de lugares de memória de Pierre Nora, refletimos sobre o processo de criação de novas memórias para a reprodução da imagem de um bem perdido, através do uso da tecnologia de modelagem 3D e experimentação imersiva em ambiente de realidade virtual. A pesquisa, apresentada ao longo de três capítulos, é dividida em contextualização do uso de tecnologias digitais na preservação do patrimônio cultural; conceitos de memória, lugar de memória, valoração e autenticidade e aplicação prática das ferramentas de reconstrução em 3D. É realizado um apanhado geral da trajetória do uso de ferramentas 3D, desde as primeiras iniciativas até as mais recentes; descritas as tecnologias mais atuais de interação e imersão em ambientes virtuais 3D; definidos os principais conceitos norteadores da pesquisa, que envolvem a relação entre a tecnologia de reconstrução em 3D e a preservação do patrimônio cultural, como virtualidade e materialidade; apresentada uma trajetória da visão institucional sobre o uso de ferramentas digitais e, por fim, detalhada a metodologia científica desenvolvida neste trabalho para a elaboração das duas maquetes digitais de reconstituição das ruínas dos fortins de Santo Antônio e São Pedro do Boldró, em Fernando de Noronha-PE, no último capítulo, a título de aplicação prática do escopo teórico utilizado.

Palavras-chave: Patrimônio cultural digital; Patrimônio virtual; Memória; Reconstrução 3D; Maquete digital.

Título da Dissertação em inglês

 Virtual heritage: 3D reconstruction and preservation of cultural heritage

Abstract: This dissertation aims to analyze the use of 3D digital reconstruction of ruined cultural heritage as a memory preservation tool. Therefore, concepts related to cultural heritage and technology are addressed while discussing ways of relating them in the context of the Institute of National Historical and Artistic Heritage’s working practices. Based on Pierre Nora's places of memory concept, we reflect on the process of creating new memories for the image reproduction of a lost heritage, through the use of 3D modeling technology and immersive experimentation in a virtual reality environment. The research, presented over three chapters, is divided into the contextualization of the use of digital technologies in cultural heritage preservation; the concepts of memory, place of memory, valuation and authenticity and the practical application of 3D reconstruction tools. An overview of the 3D tools usages trajectory is made, from the first initiatives to the most recent ones; the latest technologies for interaction and immersion in 3D virtual environments are described; the main guiding concepts of the research are defined, relating 3D reconstruction technology and preservation of cultural heritage, such as virtuality and materiality; the last chapter brings a trajectory of the institutional view on the usage of digital tools, and details the scientific methodology developed in this work for the elaboration of the two digital models of reconstruction of the ruins of Santo Antônio and São Pedro do Boldró fortifications in Fernando de Noronha-PE, as a practical application of the theoretical scope presented in this work.

Keywords: Digital cultural heritage; Virtual heritage; Memory; 3D Reconstruction; Digital model

 
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