As Bandas das bandas de cá: Bandas Cabaçais da Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio de Barbalha – CE
Como citar: LEITE, Lenice de Sousa. As Bandas das bandas de cá: Bandas Cabaçais da Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio de Barbalha – CE (produção, reprodução e transmissão de valores). 180 fls. Dissertação (Mestrado em Preservação do Patrimônio Cultural) - IPHAN, Rio de Janeiro, 2019. |
|
Autora: |
Lenice de Sousa Leite |
Unidade de desenvolvimento das práticas profissionais: |
Superintendência do Iphan no Ceará |
Orientadora: |
Ana Carmen Jara Casco |
Supervisor das práticas supervisionadas: |
Igor Soares de Menezes |
Banca examinadora: |
Juliana Ferreira Sorgine (Presidente) - Mestrado Profissional do Iphan Kátia Brasilino Michelan - Mestrado Profissional do Iphan Maria de Lourdes Macena de Souza - Instituto Federal do Ceará (IFCE) Igor de Menezes Soares - Superintendência do Iphan no Ceará |
Data da defesa: |
13 de setembro de 2019 |
Resumo: As Bandas das bandas de cá é um trabalho que objetiva descrever e registrar as condições, ou seja, as circunstâncias atuais do processo de produção e reprodução das Bandas Cabaçais, especialmente as da cidade de Barbalha-Ce, que atuam na Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio. No entanto, pela quantidade de Bandas existentes na região e pelo tempo de pesquisa, foi necessário escolher algumas pessoas para um maior aprofundamento. Nosso intuito foi subsidiar, a partir das reais necessidades pesquisadas, as ações de salvaguarda propostas pelo Dossiê elaborado em 2015 para o registro da Festa de Santo Antônio de Barbalha como Patrimônio Imaterial Nacional. Foi possível levantar que o processo de produção e reprodução das Bandas tem uma ligação direta com a religiosidade, não pelo repertório ou por qualquer outro ritual específico da religião, mas especialmente pela territorialidade onde acontece o circuito dessas atividades com maior frequência, além da amizade e da resiliência outorgada pela fé, essa força divinal que mantém os músicos que integram as Bandas em pé a suportar condições extremamente adversas para continuarem nessa atividade. O outro aspecto que se mostrou latente foi a fragilidade da continuidade dessas Bandas, devido a idade avançada dos mestres pifeiros e a dificuldade de transmissão para os mais jovens. |
|
Palavras-chave: Banda Cabaçal; Barbalha; Produção e reprodução |
|
Título da Dissertação em inglês |
The bands of the bands here: Cabaçais bands of the Festa da Pau da Bandeira of Santo Antônio de Barbalha - CE (production, reproduction and transmission of values) |
Abstract: The Bands of the bands of here is a work that aims to describe and record the conditions, that is, the current circumstances of the production and reproduction process of the Cabaçais Bands, especially those of the city of Barbalha-CE that act in the Festival of the Pau da Bandeira de Santo Antônio. However, due to the number of Bands existing in the region and the time it took to search, it was necessary to choose some people for further study. Our intention was to subsidize, based on the real needs researched, the safeguard actions proposed by the Dossier prepared in 2015 for the registration of the Festa de Santo Antônio de Barbalha as National Intangible Heritage. It was possible to conclude that the process of production and reproduction of the Bands has a direct connection with religiosity, not by the repertoire or by any other specific ritual of the religion, but especially by the territoriality where the circuit of these activities happens more frequently, besides the friendship and of the resilience bestowed by faith, that divine force that keeps the musicians who are part of the Bands standing to endure extremely adverse conditions to continue in this activity. The other aspect that was latent was the fragility of the continuity of these Bands, due to the advanced age of the master piers and the difficulty of transmission to the younger ones. |
|
Keywords: Cabaçal Band; Barbalh; Production and reproduction. |