Da patrimonialização de celebrações católicas no âmbito do Iphan à construção de memórias orais: o caso da Festa da Penha em Vila Velha/ES
Como citar: SILVA, Luciane Freitas da. Da patrimonialização de celebrações católicas no âmbito do Iphan à construção de memórias orais: o caso da Festa da Penha em Vila Velha/ES. 160 fls. Dissertação (Mestrado em Preservação do Patrimônio Cultural) - IPHAN, Rio de Janeiro, 2020. |
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Autora: |
Luciane Freitas da Silva |
Unidade de desenvolvimento das práticas profissionais: |
Superintendência do Iphan no Espírito Santo |
Orientadora: |
Kátia Brasilino Michelan |
Supervisora das práticas supervisionadas: |
Rebecca de Luna Guidi |
Banca examinadora: |
Kátia Brasilino Michelan (Presidente) - Mestrado Profissional do Iphan Joseane Paiva Macedo Brandão - Mestrado Profissional do Iphan Hilário Figueiredo Pereira Filho - Mestrado Profissional do Iphan Rodrigo Martins Ramassote - Departamento do Patrimônio Imaterial (DPI) |
Data da defesa: |
28 de agosto de 2020 |
Resumo: A presente dissertação tem como objetivo analisar a Festa da Penha, enquanto uma Referência Cultural para a população do Espírito Santo, dentro das premissas estabelecidas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan. Entender tais elementos importa, aqui, pois busca-se pensar em que medida a Festa da Penha, que ocorre no munícipio de Vila Velha - Espírito Santo, é um bem cultural com potencial de patrimonialização a nível nacional. Assim, a dissertação tenta-se analisar as características dos processos de Registro de celebrações do catolicismo realizados pelo Iphan, nos quais se apresentaram ou não atributos para recebimento do título de Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. No que tange à Festa da Penha foi investigada a apresentação dos elementos essenciais para a sua existência. Para tanto, são abordadas as programações das Festas dos anos 2017 e 2018, por meio de observações de campo complementadas por leituras, fotografias e mapas que demonstram os espaços e percursos realizados pelos participantes em cada etapa da festa, bem como outros elementos que dão contornos específicos a essa celebração anual, identificada pelos organizadores como uma festividade tradicional do estado, que teria mais de 400 anos. Atualmente a programação da Festa é pensada para durar nove dias, iniciando no domingo de Páscoa e encerrando-se na segunda-feira, dia dedicado à Nossa Senhora da Penha, padroeira do estado do Espírito Santo. Nesses nove dias ocorrem missas, romarias, encontros, apresentações de teatro, shows e diversos eventos tanto de dia como de noite que ocupam, principalmente, o entorno do Convento da Penha. Para entender como a Festa é pensada pelos seus organizadores e frequentadores, recorre-se, aqui, à metodologia da História Oral, levando em conta a importância desse tipo de abordagem para temas de estudo que são pautados na oralidade e produzidos por indivíduos que contribuem para a dinamicidade e mutação dos mesmos. Numa perspectiva de produção de fontes orais, pretende-se entender o papel da memória e da oralidade para a transmissão de tradições culturais religiosas para além da perspectiva devocional, com vistas a dar voz a grupos distintos que participam de alguma forma da Festa; e, consequentemente, produzir fontes de pesquisa para futuras abordagens sobre o tema, função também cara ao trabalho do historiador. |
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Palavras-chave: Patrimônio cultural; Tradição oral; Memória – História; Convento de Nossa Senhora da Penha (Vila Velha, ES); Patrimônio cultural - Espírito Santo (Estado). |
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Título da Dissertação em inglês |
From the patrimonialization of Catholic celebrations within the scope of Iphan to the construction of oral memories: the case of the Festa da Penha in Vila Velha / ES |
Abstract: This dissertation aims to analyze Festa da Penha, as a Cultural Reference, within the premises established by Iphan. It seeks to reflect onto what extent Festa da Penha, which takes place in the municipality of Vila Velha - Espírito Santo, is a cultural asset with potential for national heritage. Its development was guided by the analysis of the characteristics of the processes of celebration registrations of the National Historical and Artistic Heritage Institute - Iphan, in which they present or not, attributes for receiving the title of Brazilian Cultural Heritage. This analysis was substantiated by field observations, during Festa da Penha of 2017 and 2018, complemented by readings, photographs and maps that demonstrate the spaces and paths taken by the participants at each stage of the party, as well as other elements that give specific outlines to this annual celebration, identified by the organizers as a traditional festival in the state. Currently, its program is designed to last nine days, starting on Easter Sunday and ending on Monday, a day dedicated to Nossa Senhora da Penha, patron saint of the State. During these nine days there are masses, pilgrimages, meetings, theater performances, concerts and various events, both day and night, which occupy, mainly, the surroundings of the Convent. It was necessary to discuss Oral History and the importance of this type of method for study topics such as Festa da Penha, which is based on orality and produced by individuals who contribute to the dynamism and mutation of the party. In the perspective of the production of oral sources, we will seek to understand the role of memory and orality for the transmission of religious cultural traditions beyond the devotional perspective. In order to give voice to different groups that participate in some way of the party. And, consequently, to produce research sources for future approaches on the theme, a function also dear to the historian's work. |
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Keywords: Cultural Heritage; Oral tradition; Memory - History; Convent of Nossa Senhora da Penha (Vila Velha, ES). 5. Cultural Heritage - Espírito Santo (Estado). |