Relatórios Periódicos - UNESCO 2020/2021

Estão disponíveis na íntegra, em formato digital, os relatórios periódicos dos bens culturais brasileiros incluídos na Lista Representativa do Patrimônio da Humanidade.

O que são os Relatórios Periódicos UNESCO?
A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) requer que os Estados parte da Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial submetam, periodicamente, relatórios acerca de seus bens culturais inscritos nas listas representativas do Patrimônio Imaterial da Unesco. Atualmente, o Brasil possui seis bens incluídos na Lista Representativa do Patrimônio da Humanidade: a Arte Kusiwa - Pintura Corporal e Arte Gráfica Wajãpi (desde 2003), o Samba de Roda do Recôncavo Baiano (desde 2005), o Frevo (desde 2012), o Círio de Nossa Senhora de Nazaré (desde 2013), a Roda de Capoeira (desde 2014), e o Complexo Cultural do Bumba Meu Boi do Maranhão (desde 2019). Dessa forma, o Brasil deve submeter, de seis em seis anos, um relatório periódico sobre cada um destes bens culturais, que deve ser preenchido com ampla participação das comunidades detentoras.
 

Relatórios Periódicos de 2020/2021
No período de 2020/2021, chegou o momento de o Brasil apresentar novamente à apreciação da Unesco os relatórios sobre os seus bens culturais reconhecidos como Patrimônio da Humanidade. Devido à persistência do contexto de pandemia de Covid-19 e das medidas de distanciamento social, a consulta aos detentores para preenchimento destes relatórios foi feita de forma remota, envolvendo um grande esforço de alinhamento da equipe do Iphan nos estados de ocorrência destes bens e de mobilização dos detentores para participarem deste processo. Foram realizadas, assim, várias reuniões virtuais, nas quais se discutiram as principais dificuldades vivenciadas pelos detentores, as ações de salvaguarda já realizadas e os efeitos do reconhecimento como Patrimônio da Humanidade, fazendo destas reuniões importantes momentos de reflexão sobre os rumos da salvaguarda destes bens culturais. Na sequência, a partir das respostas resultantes dos debates realizados remotamente, os seis relatórios foram consolidados pela equipe do Iphan e encaminhados à Unesco para análise. 

Acesse abaixo os relatórios periódicos dos bens culturais do Brasil incluídos na Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade:
Arte Kusiwa – Pintura Corporal e Arte Gráfica Wajãpi
Samba de Roda no Recôncavo Baiano
Frevo: Expressão Artística do Carnaval de Recife
Círio de Nossa Senhora de Nazaré
Roda de Capoeira
Complexo Cultural do Bumba meu boi do Maranhão

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin