Sujeito, símbolo e sociedade: relações de poder e critérios de intervenção no patrimônio cultural
DISSERTAÇÃO: Sujeito, símbolo e sociedade: relações de poder e critérios de intervenção no patrimônio cultural |
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Como citar: MOURA, Eduardo Ferreira. Sujeito, símbolo e sociedade: relações de poder e critérios de intervenção no patrimônio cultural. 136 fls. Dissertação (Mestrado em Preservação do Patrimônio Cultural) - IPHAN, Rio de Janeiro, 2023. |
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Autor: |
Eduardo Ferreira Moura |
Unidade de desenvolvimento das práticas profissionais: |
Superintendência do Iphan em Santa Catarina |
Orientadora: |
Ana Carmen Amorim Jara Casco |
Banca examinadora: |
Ana Carmen Amorim Jara Casco (Presidenta) - Mestrado Profissional do Iphan Lia Motta - Mestrado Profissional do Iphan Flávio Carsalade - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
Data da defesa: |
17 de março de 2023 |
Resumo: A pesquisa busca relacionar os critérios adotados em intervenções de conservação e restauração de bens culturais móveis tombados e os significados mobilizados por esses objetos. Tem por objetivo cartografar possíveis relações que se estabeleçam entre Estado e Sociedade a partir dessas intervenções, com especial atenção ao recorte oferecido pela Constituição Federal de 1988. Para tanto, relacionam-se bases históricas à noção contemporânea de patrimônio cultural e sua preservação; examinam-se contornos epistemológicos e legais da presente prática em conservação e restauração praticada pelo Estado brasileiro e, a partir da Teoria Contemporânea da Restauração, discute-se a intervenção em bens móveis tombados a partir dos estudos de caso: Cristo Redentor, o Manuscrito IVRIIM e a Pintura Vista da Baía Sul. |
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Palavras-chave: Bens Móveis ou Integrados Tombados; Conservação-restauração; Verdade; Teoria Contemporânea da Restauração; Pós-estruturalismo; Vista da Baía Sul; Manuscrito IVRIIM; Cristo Redentor. |
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Título da Dissertação em Inglês |
Subject, symbol and society: power relations and intervention criteria in cultural heritage |
Abstract: The research seeks to relate the criteria chosen for conservation and restoration interventions in protected cultural heritage pieces and the meanings mobilized by these objects. Its objective is to chart the relations established between the State and society starting from these interventions, with special focus on the view offered by the Federal Constitution of 1988. To this end, historical bases are related to the contemporary notion of cultural heritage and its preservation; we examine the epistemological contours of the present practices in conservation and restoration by the Brazilian State and, from the Contemporary Theory of Restoration, we discuss the intervention in protected heritage pieces from the case studies: Christ the Redeemer, the Ivriim Manuscript and the Painting Vista da Baía Sul. |
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Keywords: Protected Cultural Property, Conservation, Truth, Contemporary Theory of Conservation, Post-structuralism, Vista da Baía Sul, IVRIIM Manuscript, Christ The Redeemer. |