Patrimônio industrial de Contagem: inventário participativo e ações educativas como ferramentas de comunicação da memória operária em Contagem/MG

DISSERTAÇÃO: Patrimônio industrial de Contagem: inventário participativo e ações educativas como ferramentas de comunicação da memória operária em Contagem/MG

Como citar: VENTURA, Carlos Martins. Patrimônio industrial de Contagem: inventário participativo e ações educativas como ferramentas de comunicação da memória operária em Contagem/MG. 213 fls. Dissertação (Mestrado em Preservação do Patrimônio Cultural) - IPHAN, Rio de Janeiro, 2022. 

Autor:

 Carlos Martins Ventura

Unidade de desenvolvimento das práticas profissionais:

 Escola Estadual Catarina Jorge Gonçalves

Orientadora:

 Luciana Christina Cruz e Souza

Supervisor das práticas supervisionadas:

 Ramon de Oliveira Neves

Banca examinadora:

 Luciana Christina Cruz e Souza (Presidente) - Mestrado Profissional do Iphan

 Claudia Feierabend Baeta Leal - Mestrado Profissional do Iphan

 Atila Bezerra Tolentino - Instituto Brasileiro de Museus (Ibram)

Data da defesa:

 19 de agosto de 2024

Resumo: A presente dissertação discute a preservação do patrimônio industrial da Cidade Industrial de Contagem, em Minas Gerais, mediante promoção de ações educativas, utilizando-se dos suportes de memória dos operários. Pretende-se compreender o papel da memória e de um provável patrimônio industrial na formação cultural do município de Contagem, salientando possíveis estratégias para a sua preservação a partir da realização de ações educativas. Para esse propósito, trataremos brevemente do processo de industrialização em Minas Gerais, bem como da escolha de Contagem para sediar o primeiro polo industrial planejado do estado, buscando dialogar sobre a valoração e a preservação dos bens referentes à experiência industrial daquela região. Com esse objetivo, o inventário participativo será apresentado como um dos instrumentos para o mapeamento e a seleção de bens materiais e imateriais que poderiam compor esse possível conjunto patrimonial, sendo a educação patrimonial uma ferramenta para o debate sobre sua valoração, preservação e manutenção. Com base em pesquisa documental e bibliográfica, a dissertação terá uma abordagem com referência no estudo das relações geradas pela interação estabelecida a partir das indústrias junto ao tecido social. É nessa perspectiva que a proposta educativa assumirá como foco a condução de ações capazes de inserir a comunidade escolar da Escola Estadual Catarina Jorge Gonçalves nas discussões do campo do patrimônio cultural.

Palavras-chave: Patrimônio industrial. Patrimônio cultural. Ações educativas. Memória operária. 

Título da Dissertação em Inglês

 Contagem's industrial heritage: participatory inventory and educational actions as tools for communicating workers' memory in Contagem/MG

Abstract: This dissertation examines the preservation of industrial heritage in the Cidade Industrial de Contagem, located in Minas Gerais, through the promotion of educational initiatives that leverage workers' memories as sources of historical insight. The aim is to understand the role of memory and potential industrial heritage in shaping the cultural identity of Contagem, while highlighting possible strategies for its preservation through educational actions. To this end, the study provides a brief overview of the industrialization process in Minas Gerais and the selection of Contagem as the site for the state's first planned industrial hub, fostering a discussion on the valuation and preservation of assets related to the region’s industrial experience. In pursuit of this goal, the dissertation proposes participatory inventories as a tool for mapping and selecting both tangible and intangible assets that could constitute this potential heritage. Heritage education is positioned as a key instrument for promoting discussions around the valuation, preservation, and maintenance of these assets. Based on documentary and bibliographic research, the study adopts an approach that examines the social dynamics generated by the interaction between industrial activities and the local community. Within this framework, the proposed educational initiatives focus on engaging the school community of Escola Estadual Catarina Jorge Gonçalves in discussions related to cultural heritage.

Keywords: Industrial heritage. Cultural heritage. Educational actions. Workers' memory.

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