Centro Cultural Paço Imperial

Acervo Iphan/Acervo Paço Imperial
 

Tombado pelo Iphan em 1938, o Paço Imperial foi restaurado nos anos 1980 e funciona como centro de exposições e eventos, além de sede da Biblioteca Paulo Santos. Atuando pela preservação da memória histórica, ao mesmo tempo em que incorpora as inovações da cultura brasileira, o local é um dos marcos da história cultural da cidade do Rio de Janeiro. Desde sua transformação em espaço aberto aos eventos culturais e exposições, são mesclados elementos originais do prédio com outros contemporâneos, como obras de Aleijadinho, Joseph Beuys, Maria Clara Machado, John Cage, Rolling Stones, Helio Oiticica e Mestre Valentim.

Instalada no primeiro andar do prédio, desde 1993, a Biblioteca Paulo Santos tem em seu acervo cerca de 9.500 volumes e 4.600 títulos de periódicos, nacionais e internacionai. A maior parte da coleção é especializada em Arquitetura e Urbanismo, Artes Plásticas, Engenharia, além de História do Brasil, Rio de Janeiro, Portugal e da Arte. Nas demais salas do prédio acontecem exposições temporárias de artes plásticas, eventos teatrais, concertos musicais, palestras e seminários relacionados às temáticas das exposições realizadas. No andar térreo são oferecidos outros serviços como restaurante e livraria.

Construído  em 1733 e inaugurado em 1743, o prédio foi usado primeiramente como Casa dos Vice-Reis do Brasil. Com a chegada da Corte de D. João VI, ao Rio de Janeiro, em 1808, tornou-se Paço Real e sede dos governos do Reinado e do Império. Após a Proclamação da República, em 1889, abrigou a Agência Central dos Correios e Telégrafos. A primeira planta em escala da cidade, feita em 1713, e os vestígios arqueológicos revelam que, no Paço Imperial, também funcionaram a Casa da Moeda e o Armazém del Rei. Os livros registram, ainda, que no século XVIII, no mesmo espaço atualmente ocupado pelas lojas, trabalhava o melhor ferreiro do Rio de Janeiro.

 

Leia Mais

Rede de Bibliotecas do Iphan
Pesquisa na Biblioteca Paulo Santos
Contato - Paço Imperial

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin