Piracuruca (PI)

O conjunto histórico e paisagístico de Piracuruca foi tombado pelo Iphan em 2012. O centro histórico da cidade é um patrimônio único, que guarda importante acervo da arquitetura típica piauiense, ameaçada de desaparecimento pelas constantes substituições e modernizações. A área de tombamento compreende o centro da cidade, onde se destacam remanescentes urbanos e arquitetônicos de todos os períodos pelos quais o município passou ao longo de sua história, desde o início da ocupação de seu território, no século XVII, até por volta da década de 1960. 

O entorno, que resguarda a paisagem da área tombada, se estende até a margem oposta do rio Piracuruca, cuja ocupação mantém-se ainda relativamente restrita, para proteger a paisagem e controlar o adensamento. Desta forma, é possível resguardar o leito do rio e garantir a preservação da vegetação e do ecossistema ali existentes que são fundamentais para a leitura e interpretação do espaço. As pedras estão presentes na vida local por ser o município um grande produtor de ardósia - lajes em forma de placas superpostas, que têm múltiplas finalidades e podem ser usadas em calçamentos, calçadas, revestimento de paredes, balcões, superfície de mesas, bancos e decoração de interiores, entre outras formas.  

O município abrange parte dos 6.221 hectares de área do Parque Nacional de Sete Cidades, criado para preservar ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação, interpretação ambiental, turismo ecológico e recreação em contato com a natureza. A maior parte da flora encontrada no parque é típica de cerrado, com espécies como murici, cascudo, lixeira, bacuri, pequi e pau-terra, avistadas com facilidade.

Nas manchas de caatinga encontram-se juazeiros, juremas, aroeiras e cactos, como o xique-xique e a coroa-de-frade. Há manchas de matas ao longo do curso dos rios e das nascentes, onde são comuns o pau-d`arco e a embaúba. Nestas áreas crescem plantas aquáticas que vivem nos espelhos d`água das piscinas e lagos naturais e que dão um toque especial à paisagem.

A colonização do Estado do Piauí, diferente do que ocorreu em outros estados brasileiros, não foi iniciada pelo litoral, mas sim pelo interior, em virtude das dificuldades de navegação onde fortes correntes marítimas e extensas barreiras de corais obrigavam os navios a se afastarem da costa e dos poucos abrigos seguros e propícios à atracação. Piracuruca é uma das cidades que representam a expansão de tal colonização e interiorização da criação do gado baiano e pernambucano.

Leia mais

História
Monumentos e Espaços Públicos Tombados

Piracuruca (PI)

  • PI_Piracuruca_1
    Piracuruca (PI)
  • PI_Piracuruca_2
    Piracuruca (PI)
  • PI_Piracuruca_3
    Piracuruca (PI)
  • PI_Piracuruca_4
    Piracuruca (PI)
  • PI_Piracuruca_5
    Igreja Matriz de Nossa Srª do Carmo em Piracuruca (PI)
  • PI_Piracuruca_6
    Igreja Matriz de Nossa Srª em Piracuruca (PI)
  • PI_Piracuruca_7
    Igreja Matriz de Nossa Srª do Carmo em Piracuruca (PI)
  • PI_Piracuruca_8
    Parque Sete Cidades em Piracuruca (PI)
  • PI_Piracuruca_9
    Parque Sete Cidades em Piracuruca (PI)
  • PI_Piracuruca_10
    Parque Sete Cidades em Piracuruca (PI)
Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin