Lapa (PR)
O centro histórico de Lapa - tombado pelo Iphan, em 1998 - apresenta aspectos urbanísticos comuns às cidades implantadas ao longo do antigo caminho das tropas entre o sul do Brasil Colônia e São Paulo: conformação linear com ruas estruturadas paralelamente ao Caminho das Tropas, interligadas por travessas de largura reduzida. A área tombada é composta de 14 quarteirões com 235 imóveis.
Esse conjunto urbano apresenta imóveis de várias correntes arquitetônicas, como a luso-brasileira, a arquitetura do imigrante e edificações ecléticas. Antigo local de pouso e invernada do gado, a região guarda ainda hábitos e costumes da tradição gaúcha, o conjunto urbano destaca-se pela sua escala e volumetria que configura um conjunto harmonioso e de grande qualidade.
Cidade setecentista, Lapa constitui-se em marco do processo de ocupação e povoamento dessa região, nos séculos XVIII e XIX. Foi cenário de batalhas significativas, como a Guerra do Contestado e o episódio conhecido como o Cerco da Lapa, quando o exército florianista comandado pelo general Gomes Carneiro resistiu e lutou contra as forças federalistas do Rio Grande Sul, durante 26 dias em 1894.
Leia mais