Paranaguá (PR)
Paranaguá é uma cidade portuária e foi o primeiro núcleo urbano a se formar no Estado do Paraná. O seu centro histórico - tombado pelo Iphan, em 2009 - apresenta importantes exemplares da arquitetura colonial brasileira, como as construções da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas e o Colégio dos Jesuítas. Destaca-se, ainda, o conjunto de sobrados da Rua da Praia, típicas moradias de quem detinha o poder econômico, na região, no final do século XVI. Outras influências estéticas, como o neoclassicismo, foram absorvidas e podem ser observadas no prédio da Câmara Municipal e no Palacete Visconde de Nácar.
Criado em 1967, o Plano Diretor desse município considerou a região como área de proteção rigorosa. A área tombada abarca todo o núcleo mais antigo da cidade - da Igreja de São Benedito, na Rua Conselheiro Sinimbu, até a Rua Visconde de Nácar. A poligonal de entorno é uma transição entre a área tombada e o restante da cidade, e onde estão outros exemplares arquitetônicos significativos para a história de Paranaguá.
Ao contrário das cidades do planalto, surgidas ao longo do Caminho das Tropas e que apresentam uma conformação linear, Paranaguá desenvolveu-se em torno de seu porto. Do final do século XVIII até o final do século XIX, a estrutura da cidade permaneceu praticamente a mesma e o desenvolvimento era quantificado pelo número de sobrados construídos Com relação à arquitetura, destacam-se sobrados nos quais o pavimento térreo era destinado ao comércio, depósito, e alojamento de escravos e serviçais. Exemplos dessa arquitetura são os sobrados da Rua da Praia voltados para o rio Itiberê.
Sua condição de cidade portuária levou à Paranaguá influências do neoclassicismo, em função do contato com a cidade do Rio de Janeiro e outros países. Essas características estão em construções como a Câmara Municipal, o Palacete Visconde de Nácar e o prédio comercial da Rua XV de Novembro (Casas Jaraguá), com fachada de azulejos e emolduramento de vãos em cantaria. Com a construção do novo porto, em 1935, muitas áreas foram urbanizadas.
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