Complexo de Áreas Protegidas do Pantanal (MT/MS)

Sistema inundado contínuo de água doce, o Pantanal (MS e MT) é um dos ecossistemas mais ricos em fauna do mundo.
O Pantanal é a mais extensa área úmida contínua do planeta, compreendendo 200 mil quilômetros quadrados de superfície
A fauna pantaneira abriga 650 espécies de aves, do total de 1,8 mil já catalogadas no Brasil
 

Inscrito pela Unesco na Lista do Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera em 2000, o Complexo de Áreas Protegidas do Pantanal, que compreende o Parque Nacional do Pantanal Mato-Grossense as Reservas Particulares de Proteção Natural de Acurizal, Penha e Dorochê, constitui o maior sistema inundado contínuo de água doce do mundo e um dos ecossistemas mais ricos em vida silvestre. O Pantanal recebeu esse reconhecimento devido à paisagem que, formada por ecossistemas particulares e tipicamente regionais, constitui uma das mais exuberantes e diversificadas reservas naturais do planeta.

O bioma, uma savana estépica de aproximadamente 200 mil quilômetros quadrados de extensão e alagada em sua maior parte, está situado nos estados brasileiros de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul. Engloba ainda o norte do Paraguai e o leste da Bolívia, formando o chamado Chaco. Sua constituição é resultado da separação do oceano há milhões de anos, formando o que se pode chamar de mar interior. A colonização da região teve início no século XVIII, devido à chegada dos bandeirantes vindos de São Paulo, em busca de ouro. Após a Guerra do Paraguai, com o declínio da atividade mineradora, o povoamento deslocou-se para oeste, em função das grandes fazendas de pecuária extensiva.

A planície pantaneira é levemente ondulada, pontilhada por raras elevações isoladas, e rica em depressões rasas. Seus limites são marcados por variados sistemas de elevações como chapadas, serras e maciços, sendo cortado por grande quantidade de rios pertencentes à bacia do rio Paraguai. Circundado do lado brasileiro por terrenos de altitude entre 600 e 700 metros, o Pantanal estende-se, a oeste, até os contrafortes da Cordilheira dos Andes e se prolonga, ao sul, pelas planícies pampeanas.

Devido à baixa declividade da planície pantaneira, as águas oriundas das cabeceiras do rio Paraguai chegam a gastar quatro meses ou mais para atravessar todo o Pantanal. Nesse percurso, formam extensas áreas inundadas, que servem de abrigo a inúmeras espécies da fauna e da flora. Inclusive, muitos animais ameaçados de extinção em outras partes do Brasil ainda possuem populações vigorosas na região pantaneira.

O Pantanal vive sob o desígnio das águas. Durante os meses de seca, de maio a outubro, a paisagem sofre mudanças radicais: no baixar das águas, são descobertos campos, bancos de areia, ilhas e os rios retomam seus leitos naturais, mas nem sempre seguindo o curso do período anterior. Nesses períodos, os pastos se tornam amarelados, a temperatura chega a atingir níveis abaixo de 0°C, e são registradas geadas, influenciadas pelos ventos do sul do continente. Na estação das chuvas, as águas escorrem pelas depressões do terreno, formando os corixos, canais que ligam as águas de baías, lagoas e alagados com os rios próximos.

Parque Nacional do Pantanal Mato-Grossense (MT/MS)

  • REG_Pantanal_Onca_Pintanda
    A onça pintada, maior felino do continente americano, é um das espécies que sobrevivem na região
  • REG_Pantanal_Anes
    A fauna pantaneira abriga 650 espécies de aves, do total de 1,8 mil já catalogadas no Brasil
  • REG_Pantanal_Fauna
    Entre as mais famosas espécies de répteis da região estão os jacarés, que vivem ao redor das baías e lagoas, além de sucuris e jararacas
  • REG_Pantanal_vitoria_regia
    A vegetação do Pantanal é um mosaico de matas, cerradões, savanas, campos inundáveis, brejos e lagoas com plantas típicas
  • REG_Pantanal
    O Pantanal é reconhecido como uma das mais exuberantes e diversificadas reservas naturais do Planeta
  • REG_Pantanal_planicie_alagada_e_montanhas
    A região do Pantanal é uma imensa planície de áreas alagáveis, sendo toda ela parte da bacia do rio Paraguai
  • REG_Pantanal_Rios
    O Pantanal é a mais extensa área úmida contínua do planeta, compreendendo 200 mil quilômetros quadrados de superfície
Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin