Ficha Técnica 2014-12

DISSERTAÇÃO Arte Santeira do Piauí: entalhando Imaginários

Autor:

Katiuscy da Rocha Lopes

Unidade de desenvolvimento das práticas profissionais:

Superintendência do Iphan no Piauí

Orientador:

Marcus Tadeu Daniel Ribeiro

Supervisores das práticas profissionais na unidade:

Ricardo Augusto Pereira

Banca examinadora:

Marcus Tadeu Daniel Ribeiro (orientador)

Ricardo Augusto Pereira (supervisor)

Adriana Nakamuta – PEP/MP/Iphan

Cézar Tovar Silva – PUC/RJ

Data da defesa:

24 de janeiro de 2014

Resumo: O presente trabalho trata de uma discussão sobre a arte santeira e as expressões culturais e o que ela representa para o Piauí a partir do ano de 2008, período em que foi publicado o inventário nacional de referências culturais – INRC – da arte santeira do Piauí. Dialogamos com esse instrumento de identificação e valorização do patrimônio cultural, levantando as lacunas que permaneceram mesmo depois da aplicação do inventário. Assim selecionamos alguns santeiros ausentes no INRC, mostrando que a arte de fazer santos é uma tarefa presente no imaginário religioso piauiense, mesmo com expressões diferentes dos santos que foram selecionados pelo Inventário. Fazendo uma análise de formas e ícones presentes nos santos de madeira do Piauí, identificando as representações culturais nessas imagens, fizemos ainda uma seleção de oito santeiros presentes no INRC e os dividimos em duas escolas, que denominamos de Teresina e Parnaíba, percebendo que dependendo da região onde o santeiro atua a sua obra admite características próprias, seja sagrada ou profana, e que cada santo pode perfeitamente expressar o santeiro criador em seus entalhes. Espera-se que esta dissertação possa contribuir de maneira positiva para as discussões no campo do patrimônio cultural.

Palavras-chave: Patrimônio Cultural; Arte Santeira; Imaginário Religioso

Título da Dissertação em inglês

“The holy wooden figures of Piauí: carving the religious”

Abstract: This work presents a study on chiseled religious sculpture, its cultural expression and what it represents for the State of Piauí from 2008 -- when the INRC (National Inventory of Cultural References) on the matter was published -- onward. The exam of this instrument of identification and valuation of cultural heritage showed the gaps that remained even after the inventory. Some of the artists not present in the INRC are evidence that the art of carving religious figures takes part in the religious imaginary of Piauí as whole, even despite their figures showing differences in relation to the sculptures selected in the Inventory. Also, an analysis of different styles present in a selection of eight artists (santeiros) in the INRC’s inventory showed differences within the cultural representations of Piauí’s wooden holy figures, offering the possibility to identify the manifestation of two artistic traditions, i.e. the schools of Teresina and Parnaíba - depending upon the region where the artist is established, his work acquires its own holy and secular characteristics and each carved figure can express clearly the origin of the artist. It is expected that this dissertation may add positively to discussions on cultural heritage.

Keywords: Cultural Heritage; Holy wooden figures; Religious Imagery

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Como citar: LOPES, Katiuscy da Rocha. Arte Santeira do Piauí: entalhando imaginários. 2014. 99 f. Dissertação (Mestrado em Preservação do Patrimônio Cultural) - Iphan, Rio de Janeiro, 2014.

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