Ficha Técnica 2014-14

DISSERTAÇÃO Um mapa para outros fazeres: territórios educativos e patrimônio cultural

Autor:

Fernando Pascuotte Siviero

Unidade de desenvolvimento das práticas profissionais:

Superintendência do Iphan no Rio Grande do Norte

Orientador:

Ana Carmen Amorim Jara Casco

Supervisores das práticas profissionais na unidade:

Luana Honório Cruz

Banca examinadora:

Ana Carmen Amorim Jara Casco (orientadora)

Luana Honório Cruz (supervisora)

Juliana Ferreira Sorgine – PEP/MP/Iphan

Jaqueline Moll – Ministério da Educação/MEC

Data da defesa:

31 de janeiro de 2014

Resumo: As discussões desta dissertação pretendem apontar ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) outras possíveis formas de realizar o permanente processo de preservação de sítios históricos urbanos tombados. Por meio da educação patrimonial, propõe-se uma preservação compartilhada baseada na participação social local como alternativa às apropriações e intervenções preservacionistas de caráter estético-visual e mercadológico que predominam no cenário nacional desde a década de 1990. Para isso, explora-se, a partir do estudo de caso do Centro Histórico de Natal-RN, possíveis contribuições do conceito de territórios educativos e do projeto Bairro-Escola para a práxis preservacionista do Iphan.

Palavras-chave: patrimônio cultural; preservação compartilhada; educação patrimonial; educação integral

Título da Dissertação em inglês

“Mapping other doings: educational territories and national heritage”

Abstract: This dissertation intends to suggest another approach to the Institute of National Historical and Artistic Heritage (Iphan) as a possible way of constant protecting historical urban sites acknowledged as heritage. By means of Heritage education approach, it puts forward a shared preservation process based on the local social participation as an alternative to visual-aesthetic and market preservationist view and interventions that dominate the national scenery from the 1990s onwards. In that sense, using the case study of Natal’s Historical Centre, this study offers possible contributions to explore the concept of “territórios educativos” (educational territories) and the "Bairro-Escola" project as examples of Iphan’s preservationist praxis.

Keywords: cultural heritage; shared preservation; heritage education; integral education

Download - clique aqui.

Como citar: SIVIERO, Fernando Pascuotte. Um mapa para outros fazeres: territórios educativos e patrimônio cultural. 2014. 193 f. Dissertação (Mestrado em Preservação do Patrimônio Cultural) - Iphan, Rio de Janeiro, 2014.

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