Parque Nacional do Iguaçu (PR)

Milhares de turistas visitam, anualmente, o Parque Nacional do Iguaçu (PR) na fronteira entre o Brasil, Argentina e Paraguai.
O Parque Nacional do Iguaçu, no Estado do Paraná, foi inscrito na Lista do Patrimônio Mundial, pela UNESCO, em 1986.
Com uma fauna e flora muito rica, o Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná, recebe pesquisadores que estudam a sua biodiversidade.
 

O Parque Nacional do Iguaçu foi criado pelo Decreto-Lei nº 1.035, de 10 de janeiro de 1939, durante o governo do então presidente da República, Getúlio Vargas. Apesar de não ter sido tombado como patrimônio nacional, é protegido como Parque Nacional, por sua característica predominantemente paisagística e ecológica. O parque é dirigido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão federal responsável pela gestão das unidades de conservação do Brasil. Localiza-se a 637 quilômetros da capital do Estado, Curitiba, na região de tríplice fronteira – Brasil, Argentina e Paraguai. Em 28 de novembro de 1986, foi inscrito na Lista do Patrimônio Natural Mundial, pela Unesco.

O reconhecimento da área ocorreu em 1916, depois da passagem por lá de Alberto Santos Dumont. Ao se deparar com a exuberância e a beleza do lugar, o pai da Aviação comprometeu-se a reivindicar, junto ao governador do Estado do Paraná, a desapropriação da área. Três meses depois de sua partida, foi aprovado o Decreto nº 653, de 28 de julho de 1916, que declarou de utilidade pública uma área de 1.008 hectares. Em 1939, passou a ocupar uma área de aproximadamente 185 mil hectares (ha) em solo brasileiro que, com o Parque Nacional Del Iguazu, em território argentino, somam 260 mil ha.

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin