Programa Mais Educação

O Programa Mais Educação - desenvolvido pelo Ministério da Educação (Mec), por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) - é uma estratégia do governo federal para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular, na perspectiva da Educação Integral. As atividades fomentadas são organizadas em macrocampos que envolvem temas associados às políticas federais desenvolvidas pelos parceiros, como os érios da Cultura, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, da Ciência e Tecnologia, do Esporte,  do Meio Ambiente e a Controladoria Geral da União, entre outras instituições.

Essa estratégia amplia as oportunidades, os tempos e os espaços educativos, além de promover o compartilhamento da tarefa de educar entre os profissionais da educação, famílias e diferentes atores sociais, sob a coordenação da escola e dos professores. Trata-se da construção de uma ação intersetorial entre as políticas públicas educacionais e sociais, contribuindo tanto para a diminuição das desigualdades educacionais quanto para a valorização da diversidade cultural brasileira. O programa reconhece, ainda, que a educação deve ser pensada para além dos muros da escola, considerando a cidade, o bairro e os bens culturais como potencialmente educadores.

A partir do conceito de espaço educativo, utilizando uma metodologia que leva em conta os diferentes contextos culturais do país, pensou-se em uma proposta que possibilitasse um mapeamento inicial das referências culturais e potencialidades educativas que estão imersas na realidade escolar – um inventário pedagógico do patrimônio cultural local. Esse inventário traz um conjunto de fichas para organizar e reunir informações sobre o patrimônio cultural local, partindo do olhar dos estudantes. As categorias utilizadas para classificar os diversos bens culturais – lugares, objetos, celebrações, formas de expressão e saberes – baseiam-se nas categorias que o Iphan adota em seus trabalhos de identificação e reconhecimento do Patrimônio Cultural Brasileiro.

Ao escolher a atividade de Educação Patrimonial, a escola inserida no programa receberá recursos do PDDE – Educação Integral para aquisição de equipamentos de audiovisual. Dessa forma, poderão elaborar e divulgar os inventários produzidos. O material de apoio para a atividade do inventário pedagógico do patrimônio local está disponível no Leia mais, nesta página, e pode ser utilizado por qualquer interessado, mesmo que não esteja em escola vinculada ao Programa Mais Educação.

Programa Mais Educação
Coordenação Geral de Ações Educativas Complementares (CGAEC/DICEI/Mec)
Esplanada dos Ministérios - Bloco L - Anexo II - Sala 301  
CEP: 70047- 902 - Brasília/DF
Tels.: (61) 2022.9181/9187/9212 - Fax: (61) 2022.9014
E-mail: educacaointegral@mec.gov.br


Leia mais

Material de Apoio - Iphan
Material de Apoio - Mec
Perguntas Frequentes - Programa Mais Educação  

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin