Colômbia

A Cooperação Bilateral entre o Brasil e a Colômbia – estabelecida a partir de reunião da Comissão Mista da Cultura e da Educação, realizada em 2009 – está sendo desenvolvida no âmbito do Projeto de Cooperação Cultural e Educacional. Desde então, os dois países intensificaram o intercâmbio, a cooperação mútua e a divulgação de experiências e eventos culturais que valorizam a diversidade cultural, étnica e linguística, a promoção e a proteção do patrimônio cultural, a partir das possibilidades e competências de cada país.

Esse compromisso deu origem ao Projeto de Cooperação Técnica, firmado entre a Direção de Patrimônio Cultural do Ministério da Cultura da Colômbia e o Iphan, na modalidade de intercâmbio. As áreas-temas envolvem: recuperação de centros históricos, turismo cultural, cultura afrodescendente, cartografia cultural do Noroeste Amazônico, cozinha tradicional, e a constituição de fundos bibliográficos especializados.

As missões de intercâmbio técnico propiciaram a troca de experiências e informações no campo do patrimônio cultural, em áreas de interesse para ambas as instituições envolvidas. Com o estreitamento das relações bilaterais, em 2015, em Bogotá (Colômbia), realizou-se a VI Reunião da Comissão Mista Cultural, Educativa e Desportiva entre Brasil e Colômbia (Comista), para aprovação do Programa Bilateral em Cultura, Educação e Desporte (2015 - 2018). 

Durante a Comista, as delegações aprovaram o desenvolvimento de ações, conforme a disponibilidade orçamentária dos ministérios de Cultura de cada país, nas seguintes áreas: 

Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial do Noroeste Amazônico - Contribuição à salvaguarda e proteção dos sistemas de sítios sagrados (entendidos como lugares de importância ambiental e cultural) e seus conhecimentos associados, com as comunidades indígenas do Noroeste da Amazônia colombiana e brasileira. 

Proposta de Desenvolvimento de Estudo Comparativo entre Cartagena de Índias e Salvador - Gestão compartilhada do patrimônio material e imaterial dos sítios inscritos na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO como portos, fortalezas, conjunto de Cartagena (Colômbia) e centro histórico de Salvador (BA), com ênfase na gentrificação, população afrodescendente e patrimônio, e desenvolvimento sustentável.

Marcos Legais

Protocolo de Intenções
Acordo de Intercâmbio Cultural
Ata da IV Reunião da Comissão Mista de Cultura e Educação entre Colômbia e Brasil - 2009
Ata da V Reunião da Comissão Mista de Cultura, Educação e Esporte entre Colômbia e Brasil - 2011
Ata da VI Reunião da Comissão Mista de Cultura, Educação e Desporte entre Colômbia e Brasil - 2015 (espanhol)

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin