Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá

Localizada a 600 quilômetros a oeste de Manaus, na região do curso médio do rio Solimões, a reserva foi criada em 1996 pelo Governo do Amazonas, com o objetivo de conciliar a conservação da biodiversidade com o desenvolvimento sustentável numa unidade habitada também por populações humanas. O nome Mamirauá vem do lago localizado no coração da reserva e o significado mais aceito é filhote de peixe-boi.  A área total de 1,2 milhão de hectares passa pelos municípios de Uarini, Fonte Boa e Maraã.

A reserva, gerida pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá em parceria com o Governo do Estado, é um complexo ecossistema de lagos, lagoas, ilhas, restingas, chavascais, paranás e muitas outras formações, que permanece de sete a 15 metros debaixo d'água por seis meses no ano. A diversidade de habitats aquáticos e terrestres, que vivem na variação sazonal de seca e de cheia, é determinante para a flora e a fauna.

Antes de ser uma Reserva de Desenvolvimento Sustentável, Mamirauá foi definida como uma Estação Ecológica, a partir de solicitação feita em 1985 pelo pesquisador José Márcio Ayres para a então Secretaria de Meio Ambiente da Presidência da República. O pedido foi feito para proteger o macaco uacari-branco, espécie estudada por Ayres em seu doutorado.

Fonte: Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin