Oficina de Capacitação

A 1ª Oficina de Capacitação sobre Planos de Ação para Cidades Históricas foi realizada em duas turmas, em agosto de 2009, em Brasília. Nos dias 10 e 11 participaram os representantes dos municípios e os Superintendentes Estaduais das regiões Norte e Nordeste. Já nos dias 13 e 14 estiveram presentes representantes dos municípios das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além do Estado de Tocantins, bem como os Superintendentes Estaduais. Desta forma, a Oficina preparou representantes de todas as cidades com patrimônio reconhecido e em processo de reconhecimento para realizarem os respectivos planos de ação.

O primeiro passo foi estabelecer as prioridades para os investimentos nas três esferas de governo para um período de quatro anos. Após a eleição das prioridades cada turma se subdividiu em quatro grupos que debateram os seguintes temas: 1. Como construir o diagnóstico local; 2. Quais devem ser os objetivos e estratégias do Plano de Ação?; 3. Como definir a área de atuação do plano?; e, 4. Quais as ações prioritárias para garantir a gestão do plano?  Cada subgrupo debateu todos os temas, com os integrantes expondo as conclusões por meio de painéis.

Desta forma, a Oficina preparou representantes de todas as cidades com patrimônio reconhecido e em processo de reconhecimento para realizarem os respectivos planos de ação. O primeiro passo foi estabelecer as prioridades para os investimentos nas três esferas de governo para um período de quatro anos.

Após a capacitação, foram estruturadas equipes locais – integradas por representantes das Cidades Históricas, dos Estados e do Iphan – que vão elaborar os planos de ação de cada município. O último passo foi a validação dos documentos, quando todos os municípios consolidaram os acordos de preservação do patrimônio cultural.

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin