As Bonecas Karajá

Mais do que objetos meramente lúdicos, as ritxòkò são consideradas representações culturais.As bonecas Karajá condensam e expressam importantes aspectos da identidade do grupo, além de simbolizar diferentes planos da sua sociocosmologia. Mais do que objetos meramente lúdicos, as ritxòkòs são consideradas representações culturais que comportam significados sociais profundos, por meio dos quais se reproduz o ordenamento sociocultural e familiar dos Karajá. Com motivos rituais, mitológicos, da vida cotidiana e da fauna, as bonecas são importantes instrumentos de socialização das crianças que, brincando, se vêem nesses objetos e aprendem a ser Karajá. 

Essa etnia ocupa uma vasta região ao longo dos rios Araguaia e Javaé e detém áreas nos territórios dos estados de Goiás, Mato Grosso, Tocantins e Pará. Em 2012, existiam 21 aldeias Karajá com uma população estimada em 2,9 mil pessoas. As diferentes manifestações culturais desse povo constituem um importante suporte à memória e à identidade da nação indígena, e também referenciam o contato com os não-índios. O grafismo, o artesanato e a arte plumária são algumas referências culturais que transcendem o espaço das aldeias e apresentam-se como identificação do território e da cultura regional.

Entre as inúmeras expressões culturais materiais da etnia Karajá, as Ritxòkò, além de obra artística primorosa originada das mãos leves das ceramistas, constituem uma referência significativa do grupo. Confeccionadas em cerâmica, pintadas com uma grande diversidade de grafismos e representando tanto as formas humanas como as da fauna regional, são artefatos que singularizam o Povo Karajá diante dos demais grupos indígenas brasileiros e sul-americanos.

Enquanto brincam ou observam a sua feitura das bonecas, as meninas Karajá recebem importantes ensinamentos sobre a sua cultura e também aprendem as técnicas e saberes associados à sua confecção e usos. Por representarem cenas do cotidiano e dos ciclos rituais, elas portam e articulam sistemas de significação da sua cultura e, dessa forma, são também lócus de produção e comunicação dos seus valores, além de importantes instrumentos de socialização das crianças que, brincando, se vêem nesses objetos e aprendem a ser Karajá.

As Ritxòkò integram o acervo de vários museus no Brasil, são procuradas como objetos de decoração e comercializadas junto a turistas e lojas de artesanato locais, regionais e nacionais, convertendo-se em fontes importantes de sobrevivência econômica deste grupo indígena. Entretanto, devem ser compreendidas além da sua expressão puramente material, visto que, desde a sua confecção, elas desempenham um papel importante na reprodução cultural do Povo Karajá.

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin