Associação Brasileira de Cidades Históricas (ABCH)
Com o apoio do Ministério da Cultura e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), os prefeitos dos conjuntos urbanos tombados criaram a Associação Brasileira de Cidades Históricas (ABCH), em 12 de agosto de 2009, durante a 1ª Oficina de Capacitação sobre Planos de Ação para Cidades Históricas, em Brasília (DF). Na oportunidade concretizaram a ideia da Associação, alimentada desde 2007, quando realizaram um encontro na Casa dos Contos em Ouro Preto (MG).
O objetivo da ABCH está centrado na valorização e proteção do patrimônio cultural e natural das cidades que acolhem tombamento federal e das classificadas pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), bem como as que se destacam por proteção estadual ou municipal. Ao mesmo tempo, a Associação enfatiza a necessidade da articulação de todas as esferas de poder e das representações da sociedade civil, para vencer os desafios da preservação e usufruto presente e futuro desse patrimônio.
Os prefeitos elegeram o prefeito de Ouro Preto, Ângelo Oswaldo de Araújo Santos, como presidente da Associação, e cinco vice-presidentes, com respectivos suplentes, representando as cinco Regiões do País. São eles:
Região Norte
Vice-presidente: Joaquim Rodrigues Ferreira, Prefeito de Natividade, TO
Suplente: José Waldoli Valente, Prefeito de Cametá, PA
Região Centro-Oeste
Vice-Presidente: Emílio de Paiva Jacinto, Prefeito de Corumbá de Goiás, GO
Suplente: Wilson Santos, Prefeito de Cuiabá, MT
Região Sul
Vice-Presidente: Célio Antônio, Prefeito de Laguna, SC
Suplente: Fetter Júnior, Prefeito de Pelotas, RS
Região Sudeste
Vice-Presidente: Sérgio Soares, Prefeito de Itaboraí, RJ
Suplente: Sérgio Ribeiro, Prefeito de Carapicuíba, SP
Região Nordeste
Vice-Presidente: João Castelo Ribeiro Gonçalves, Prefeito de São Luís, MA
Suplente: Micarla de Souza, Prefeita de Natal, RN