Paraty e Ilha Grande (RJ): Cultura e Biodiversidade

Igreja de Santa Rita em Paraty (RJ)

Durante todo o século XX, Paraty permaneceu no imaginário brasileiro e sulamericano como uma cidade antiga, isolada, edênica, perdida entre a floresta e o mar. A cidade só era então acessível por atribulada viagem ao lombo de burro, serra baixo que levava dias, ou por longa travessia de trem e barco vindo do Rio de Janeiro alguns dias por semana.

E assim permaneceu desconhecida, isolada, referida em apenas intermitentes notícias, lembrada como “a bela adormecida ao pé do mar” (José Kleber)

Até que iniciados no início dos anos 80, toda região foi rasgada por uma moderna rodovia litorânea que desvendou a todos seus mistérios. O que se encontrou era maior que a fantasia. Além da austera uniformidade de suas construções, o mais íntegro exemplo de arquitetura colonial portuguesa do século XVIII e XIX (Lúcio Costa) também uma paisagem espetacular com montanhas cobertas de densa floresta primitiva que a abraçam com uma proximidade quase carinhosa.

Estudos da vegetação e da fauna que se aprofundaram confirmam que a imagem do edén estava correta. A região, situada entra as duas maiores metrópoles da América do Sul, além de sua beleza espetacular é um remanescente da natureza único, com endemismo e particularidades que não existem em nenhum outro local. E também, o resquício mais destacado da separação da África do Continente Americano.

Desde a Baía da Ilha Grande, que encantou os viajantes cientistas do século XIX, com suas pedras cobertas de bromélias e cactáceas até os campos de altitude da Serra da Bocaina, a mais de 2.000 metros de altura, específicos em sua estrutura geológica e composição fitogeográfica, com suas especialidades de fauna. Até suas festas e tradições religiosas preservadas, banda de música, cultura de pescadores artesanais autóctones, afro-descendentesafrosdescendentes e indígenas vivendo em condições que remontam ao passado.que preservam seu modo de viver e suas referências culturas tradicionais.

O dossiê Paraty e Ilha Grande: Cultura e Biodiversidade, apresentado ao Centro do Patrimônio Mundial da UNESCO, propõe o reconhecimento na categoria de sítio misto, de uma cultura territorial do Rio de Janeiro e do norte de São Paulo, abrangendo áreas e ativos que integram o patrimônio natural e cultural da região, cobrindo todo o município de Paraty e uma parte importante de Angra dos Reis, bem como pequenas porções de municípios vizinhos, nas margens de áreas protegidas. Sob este território, podem ser encontrados Parques e outras Unidades de Conservação. Abrange um território de quase 149 mil hectares, em que o centro histórico se cerca de quatro áreas de conservação ambiental. Ali estão o Parque Nacional da Serra da Bocaina; o Parque Estadual da Ilha Grande; a Reserva Biológica Estadual da Praia do Sul; e a Área de Proteção Ambiental de Cairuçu. Sua área de entorno, com mais de 407 mil hectares, possui 187 ilhas, grande parte coberta de vegetação primária, onde salta aos olhos rica diversidade marinha.

A categoria do sítio misto é aplicável a lugares qua guardam valores naturais e culturais excepcionais, complementares no histórico de desenvolvimento do sítio. Do ponto de vista da cultura, as paisagens preservadas de Paraty integram em uma relação histórica, com exemplos singulares das rotas para o mar e para a terra, bem como as comunidades tradicionais em seu ambiente nativo, com um complexo sistema ambiental multifuncional e multicultural onde o relacionamento com o meio ambiente está enraizado na própria expressão material das pessoas. Um sítio onde a cultura viva está integrada ao ambiente natural.

 

Paraty e Ilha Grande (RJ): Cultura e Biodiversidade

  • Igreja de Santa Rita em Paraty (RJ)
    Igreja de Santa Rita em Paraty (RJ)
  • Centro Histórico de Paraty
    Centro Histórico de Paraty
  • RJ_Paraty_Pão_de_Açúcar_do_Mamanguá
    Pão de Açúcar do Mamanguá, em Paraty (RJ)
  • RJ_Paraty_Ponta_da_Cajaíba
    Ponta da Cajaíba, em Paraty (RJ)
  • RJ_Paraty_Pouso_da_Cajaíba
    Pouso da Cajaíba, em Paraty (RJ)
  • RJ_Paraty_Saco_do_Mamanguá
    Saco do Mamanguá, em Paraty (RJ)
  • RJ_Paraty_Serra_Bocaina_Felipe_Varanda
    Serra Bocaína, em Paraty (RJ)
  • RJ_Paraty_Igreja_Santa_Rita
    Igreja Santa Rita, em Paraty (RJ)
  • RJ_Paraty_Cais_de_Paraty_Oscar_Liberal
    Cais de Paraty (RJ)
  • RJ_Paraty_Centro_Histórico
    Centro Histórico de Paraty (RJ)
  • RJ_Paraty_Igreja_Santa_Rita
    Igreja Santa Rita, em Paraty (RJ)
Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin