Conjunto de Fortificações do Brasil

O conjunto de fortificações implantado pelos europeus no Brasil teve suas origens em um processo de ocupação do território próprio, diferenciado das outras potências coloniais. Baseava-se em um esforço descentralizado, oriundo de ações dos próprios moradores das diferentes capitanias que formariam o Brasil, sem uma maior intervenção da metrópole. Isso resultou na construção de centenas de fortificações, espalhadas por todo o território nacional, edificadas para atender mais a interesses locais do que os da metrópole.

Marcam não apenas a presença de vilas e cidades de origem lusitana, mas também o contato entre diferentes culturas. Muitas construções defensivas e povoações foram feitas onde existiram populações indígenas, enquanto fortes franceses, ingleses, holandeses e espanhóis foram destruídos não por forças enviadas da metrópole, mas por residentes no Brasil. Estes se mobilizaram sem uma diretiva maior vinda da Europa, marcando a formação de um território com língua e identidade próprios, diferentes do de todos os outros existentes no Novo Mundo e que viria a ter uma extensão geográfica maior do que a do continente europeu.

Devido à própria natureza do esforço descentralizado oriundo de ações de pequenas comunidades, sem maior apoio do governo metropolitano português, o resultado foi uma diversidade de obras, com diferentes traçados, estilos e técnicas construtivas, que servem para demarcar a engenhosidade e criatividade dos habitantes em encontrar soluções únicas para lidar com condições ecológicas e culturais bem diferentes das existentes no Velho Mundo.

Ainda existem dezenas dessas fortificações luso-brasileiras, marcando a ação deles no estabelecimento dessa cultura única. A proposta desta inscrição é apresentar um conjunto de fortificações que contemple uma seleção de 19 monumentos, representativos das construções defensivas implantadas no território brasileiro, nos pontos que serviram para definir as fronteiras marítimas e fluviais que resultaram no maior País da América Latina: o Brasil. A seleção dos monumentos recaiu sobre as seguintes obras:

Fortaleza de São José, em Macapá (AP)
Forte Coimbra, em Corumbá (MS)
Forte de Príncipe da Beira, em Costa Marques (RO)
Fortaleza dos Reis Magos, em Natal (RN)
Forte de Santa Catarina, em Cabedelo (PB)
Forte de Santa Cruz (Forte Orange), em Itamaracá (PE)
Forte São João Batista do Brum, no Recife (PE)
Forte São Tiago das Cinco Pontas, no Recife (PE)
Forte de Santo Antônio da Barra, em Salvador (BA)
Forte São Diogo, em Salvador (BA)
Forte São Marcelo, em Salvador (BA)
Forte de Santa Maria, em Salvador (BA)
Forte de N. S. de Mont Serrat, em Salvador (BA)
Fortaleza de Santa Cruz da Barra, em Niterói (RJ)
Fortaleza de São João, no Rio de Janeiro (RJ)
Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, em Guarujá (SP)
Forte São João, em Bertioga (SP)
Fortaleza de Santa Cruz de Anhantomirim, em Governador Celso Ramos (SC)
Forte de Santo Antônio de Ratones, em Florianópolis (SC)

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin