Palácio da Cultura – Antiga sede do Ministério de Educação e Saúde (RJ)

Projetado para sediar o antigo Ministério de Educação e Saúde, o prédio, inaugurado pelo presidente Getúlio Vargas, é atualmente conhecido como Palácio Gustavo Capanema, em referência ao ministro da Educação da época. O bem, tombado pelo Iphan em 1948, representa o marco da arquitetura moderna em nosso país.

A área ocupada pelo prédio de 16 pavimentos e seus jardins, projetados por Burle Marx, é de 27.536 metros quadrados. Atuaram no projeto de elaboração do Palácio Capanema, arquitetos consagrados tais como: Lúcio Costa, Oscar Niemeyer, Affonso Eduardo Reidy, Jorge Machado Moreira, Carlos Leão e Ernany de Vasconcelos, com base em estudos feitos por Le Corbusier, que aqui esteve em 1937 especialmente como consultor.

O edifício foi construído de 1937 a 1943, tendo sido a estrutura projetada pelo engenheiro Emílio Baungart. Foi utilizado como material de revestimento das empenas o gnaisse (pedra de galho), por sugestão do próprio Le Corbusier. Os azulejos, elementos também de uso tradicional na arquitetura brasileira, utilizados no revestimento dos corpos edificados do térreo e nas paredes laterais do auditório, de figura avulsa ou formando painéis, foram desenhados por Cândido Portinari.

Interna e externamente, o prédio possui outras obras de arte representativas do modernismo do país e podem ser apreciadas nos painéis de azulejos, quadros e murais de Portinari, nas esculturas de Bruno Giorgio, Vera Janacopulus e Celso Antônio.

Fonte: Arquivo Noronha Santos

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin