Estação Ecológica do Taim (RS)

Situado nos municípios de Santa Vitória dos Palmares e de Rio Grande, essa estação ecológica abrange uma área de 32 mil hectares perto da fronteira com o Uruguai. Taim é uma  propriedade pública que foi declarada uma área de interesse ecológico, com um vasto sistema lagunar parcialmente formado pelas lagoas Mirim, Jacaré, Nicola e Mangueira.

A maior parte da região pantanosa ao longo da costa sul do Brasil é importante diante  de suas comunidades bióticas e da rica vida selvagem. A região do Taim tem cerca de dez quilômetros de praias oceânicas, dunas móveis e áreas com  vegetação rasteira.

A inclusão do bem na Lista Indicativa de Patrimônio Natural Mundial é justificada pelo fato de ser um representativo ecossistema brasileiro. Há muitas espécies de animais, especialmente aves, que estão ameaçadas pelas crescentes mudanças que afetam o terreno pantanoso, uma vez que tem sido usado para pastagem e cultivo, sem qualquer tentativa de preservar a vida selvagem. Esse processo poderá levar à extinção espécies como a lontra, o ratão-do-banhado e o crocodilo, dentre outros.

A Estação é administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), autarquia vinculada ao Ministério do Meio Ambiente.

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin