Parque Nacional da Serra do Divisor (AC)
Localizado no estado do Acre, na fronteira com o Peru, o Parque Nacional da Serra do Divisor foi criado pelo decreto nº 97.839, de 16 de junho de 1989, e conserva o bioma amazônico numa área de 837.555 hectares. É administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), autarquia vinculada ao Ministério do Meio Ambiente.
A região é montanhosa, com a presença de planícies aluviais e planalto tabular. Esse é considerado o local de maior biodiversidade da Amazônia. A maior parte da área é coberta por floresta tropical aberta (onde há palmeiras e bambus), mas também há uma cobertura de floresta aluvial densa e aberta (periodicamente inundada).
A região onde o parque está localizado é o divisor de águas das bacias hidrográficas do Médio Vale do rio Ucayali (Peru) e do Alto Vale do rio Juruá, e é também onde estão as cabeceiras de vários afluentes. Uma das características comuns dos rios da região são o paralelismo e mudanças de direções dos seus cursos, resultantes de controle estrutural.
Na região também foram encontradas 43 espécies de mamíferos, mas de 100 de anfíbios, 30 de répteis e 485 de aves.