Publicações
-
Rotas do Patrimônio
Recife - Igreja e o Convento Franciscano de Santo Antônio
Autor: Iphan/Programa Monumenta Edição: Edição: 2010 Páginas: 16Publicação: Iphan/Programa Monumenta/Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)
A série de publicações Rotas do Patrimônio – Uma viagem através da história apresenta roteiros completos com dicas de locais para visitação, lazer, compras e gastronomia nas cidades históricas. A Igreja e o Convento Franciscano de Santo Antônio estão localizados no bairro de Santo Antônio, centro de Recife, em uma área de grande importância histórica, cultural e cívica. Na via em que se situa, Rua do Imperador Pedro II, estão localizados, dentre outros edifícios de destaque, o Gabinete Português de Leitura e o Arquivo Público Estadual. A festa em homenagem a Santo Antônio ocorre durante os treze primeiros dias do mês de junho, as chamadas “Trezenas de Santo Antônio”, com a realização de missas diárias, bênçãos e uma procissão. Edição bilíngue (português/inglês).
-
Coleções - Roteiros do Patrimônio
Roteiros 9 - Igrejas e Conventos da Bahia - Vol. 2
Autor: Maria Helena Ochi Flexor Edição: 2011 Páginas: 237Publicação: Iphan/Programa Monumenta
As publicações Igrejas e Conventos da Bahia apresentam os mais importantes conjuntos de igrejas e conventos, em três volumes, com a longa e minuciosa viagem que a historiadora e autora oferece ao leitor. O Volume 2 propõe três roteiros de visitação aos mais imponentes e significativos conjuntos da capital baiana. Catedral Basílica (antigos Igreja e Colégio da Companhia de Jesus), Igreja e Convento do Carmo. Em 1985, o centro histórico foi classificado pela Unesco como Patrimônio da Humanidade. Edição bilíngue (português/inglês).
-
Rotas do Patrimônio
Recife - O Convento e a Basílica de Nossa Senhora do Carmo
Autor: Iphan/Programa Monumenta Edição: Edição: 2010 Páginas: 16Publicação: Iphan/Programa Monumenta/Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)
A série de publicações Rotas do Patrimônio – Uma viagem através da história apresenta roteiros completos com dicas de locais para visitação, lazer, compras e gastronomia nas cidades históricas. O Convento e a Basílica de Nossa Senhora do Carmo estão localizados no bairro de Santo Antônio, centro de Recife. Ao seu lado está a Igreja de Santa Tereza da Ordem Terceira do Carmo e, a sua frente, a Igreja de São Pedro dos Clérigos, com o pátio. Anualmente, entre 7 a 16 de julho, Recife homenageia sua padroeira, Nossa Senhora do Carmo, em uma grande festa, sagrada e profana, em frente à Basílica. Durante esse período, são realizados novenários, missas solenes e, no último dia, uma grande procissão. (Edição bilíngue (português/inglês).
-
Coleções - Roteiros do Patrimônio
Roteiros 9 - Igrejas e Conventos da Bahia - Vol. 1
Autor: Maria Helena Ochi Flexor Edição: 2011 Páginas: 137Publicação: Iphan/Programa Monumenta
As publicações Igrejas e Conventos da Bahia apresentam os mais importantes conjuntos de igrejas e conventos, em três volumes, com a longa e minuciosa viagem que a historiadora e autora oferece ao leitor. O Volume 1 apresenta três conjuntos situados no centro histórico de Salvador: Catedral Basílica (antigos Igreja e colégio da Companhia de Jesus), Igreja e Convento de São Francisco, além da Igreja e Convento do Carmo. Em 1985, o centro histórico foi classificado pela Unesco como Patrimônio da Humanidade. Edição bilíngue (português/inglês).
-
Rotas do Patrimônio
Recife - Igreja de São Pedro dos Clérigos
Autor: Iphan/Programa Monumenta Edição: Edição: 2010 Páginas: 16Publicação: Iphan/Programa Monumenta/Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)
A série de publicações Rotas do Patrimônio – Uma viagem através da história apresenta roteiros completos com dicas de locais para visitação, lazer, compras e gastronomia nas cidades históricas. Localizada no Bairro de São José, centro de Recife, a Igreja de São Pedro dos Clérigos e seu pátio são considerados um dos conjuntos arquitetônicos e urbanísticos mais expressivos da cultura barroca em Pernambuco. Situa-se em um bairro que mantém o caráter popular e suas ruas são palco de um comércio vivo e pulsante. É considerado um dos locais mais privilegiados do carnaval pernambucano, sede do Galo da Madrugada, o maior bloco de carnaval de rua do mundo. Edição bilíngue (português/inglês).
-
Coleções - Roteiros do Patrimônio
Roteiros 8 - Barroco e Rococó em Ouro Preto e Mariana Vol. 2
Autor: Myriam A. Ribeiro de Oliveira e Adalgisa Arantes Campos Edição: 2010 Páginas: 172Publicação: Iphan/Programa Monumenta
A obra propõe - sobretudo aos visitantes de Ouro Preto e Mariana, em Minas Gerais - um rico painel de seu acervo cultural resultado de minuciosa pesquisa realizada nas duas cidades mineiras. O Volume II oferece um rico painel do acervo cultural de Ouro Preto e Mariana. São detalhados os aspectos mais importantes de seus monumentos religiosos, além das características dos emblemáticos artistas do barroco e rococó mineiros. A minuciosa pesquisa alcança a descoberta de pinturas de Mestre Athaíde, em Congonhas.
-
Rotas do Patrimônio
Recife – Bairro do Recife
Autor: Iphan/Programa Monumenta Edição: Edição: 2010 Páginas: 16Publicação: Iphan/Programa Monumenta/Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)
A série de publicações Rotas do Patrimônio – Uma viagem através da história apresenta roteiros completos com dicas de locais para visitação, lazer, compras e gastronomia nas cidades históricas. O Bairro do Recife localiza-se no centro da cidade e, com os bairros de Santo Antônio, São José e Boa Vista, integra o sítio histórico do Recife. Sede do principal porto colonial da Região Nordeste e núcleo inicial da ocupação, o Bairro do Recife nasceu como uma lingueta de terra e, com o tempo, a partir de sucessivos aterros, assumiu a configuração atual de ilha. Integra-se à cidade por meio de quatro pontes que ligam a ilha ao continente, e a partir deste a toda área metropolitana. Edição bilíngue (português/inglês).
-
Coleções - Roteiros do Patrimônio
Roteiros 8 - Barroco e Rococó em Ouro Preto e Mariana - Vol. 1
Autor: Myriam A. Ribeiro de Oliveira e Adalgisa Arantes Campos Edição: 2010 Páginas: 160Publicação: Iphan/Programa Monumenta
A obra propõe - sobretudo aos visitantes de Ouro Preto e Mariana, em Minas Gerais - um rico painel de seu acervo cultural resultado de minuciosa pesquisa realizada nas duas cidades mineiras. No Volume I, estão detalhados os aspectos mais importantes de seus monumentos religiosos, as características dos emblemáticos artistas do barroco e rococó mineiros, além das celebrações realizadas segundo práticas católicas tradicionais ali preservadas. Ouro Preto era a capital política e administrativa, enquanto Mariana se destacava como a capital religiosa.
-
Rotas do Patrimônio
Recife – Mercado de São José
Autor: Iphan/Programa Monumenta Edição: Edição: 2010 Páginas: 16Publicação: Iphan/Programa Monumenta/Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)
A série de publicações Rotas do Patrimônio – Uma viagem através da história apresenta roteiros completos com dicas de locais para visitação, lazer, compras e gastronomia nas cidades históricas. O Mercado de São José localiza-se no bairro de São José, centro de Recife, em frente à Igreja Nossa Senhora da Penha. É um dos pontos centrais do tradicional comércio de rua desse bairro, onde é possível encontrar o mais típico artesanato da cidade, além da gastronomia. Pela singularidade e importância histórica e cultural, é destino certo de visitantes e turistas. No século XIX - inspirado no projeto do mercado público em ferro de Grenelle, em Paris (França) -, o engenheiro francês Victor Lieutier, contratado pela Câmara Municipal de Recife, elaborou o projeto de um mercado para a área. Edição bilíngue (português/inglês).
-
Coleções - Roteiros do Patrimônio
Roteiros 7 - Engenhos do Recôncavo Baiano
Autor: Esterzilda Berenstein de Azevedo Edição: 2009 Páginas: 140Publicação: Iphan/Programa Monumenta
O sétimo título desta série propõe aos leitores interessados no patrimônio arquitetônico nacional uma viagem por alguns dos monumentos remanescentes da arquitetura do açúcar na Bahia. Os conjuntos tradicionais ali instalados com suas casas-grandes, capelas, fábricas e senzalas são descritos em minúcia e com muitas imagens, inclusive as dos vestígios que ainda podem ser visitados.