Publicações
-
Educação Patrimonial
Educação Patrimonial: histórico, conceitos e processos
Autor: Sônia Rampim Florêncio, Pedro Clerot, Juliana Bezerra e Rodrigo Ramassote Edição: 2012 Páginas: 63Publicação: Iphan
Esta publicação é resultado de um percurso amplo de debates, pesquisas teóricas e avaliações das práticas e ações educativas. Dividida em três partes, descreve a trajetória histórica dessas ações dentro do Iphan, os fundamentos conceituais que amparam as atuais políticas da área e apresenta os três macroprocessos institucionais desenvolvidos pela Coordenação de Educação Patrimonial, do Iphan. Nos últimos anos, multiplicaram-se iniciativas educacionais voltadas à preservação patrimonial, e uma grande variedade de ações e projetos com concepções, métodos, práticas e objetivos pedagógicos distintos foi realizada em todo o País.
-
Patrimônio Imaterial - Dossiês
Dossiê 8 - Modo de Fazer Viola de Cocho
Autor: DPI/Iphan Edição: 2009 Páginas: 112Publicação: Iphan
A Viola de Cocho é um instrumento musical singular quanto à forma e sonoridade, produzido exclusivamente de forma artesanal, com a utilização de matérias-primas existentes na Região Centro-Oeste do Brasil. Sua produção é realizada por mestres cururueiros, tanto para uso próprio como para atender à demanda do mercado local, constituída por cururueiros e mestres da dança do siriri. O seu modo de fazer foi registrado no Livro dos Saberes, em 2005.
-
Patrimônio Material - Títulos Diversos
Solar da Imperatriz
Autor: Alda Heizer (organização) Edição: 2011 Páginas: 124Publicação: Jardim Botânico do Rio de Janeiro
O livro sobre o Solar da Imperatriz, atual Escola Nacional de Botânica Tropical, é o resultado de pesquisa realizada por especialistas em diferentes áreas, e não esgota o tema proposto, ao contrário, abre caminhos para novas reflexões. Assim, esta obra pretende indicar possibilidades de desdobramentos futuros, apontar questões entre um passado não tão recente e a atualidade, tal como assinalar a importância de um monumento que é parte integrante do patrimônio material e imaterial do Brasil, mesclando história, arquitetura, paisagismo, restauração e biodiversidade para assinalar a importância da edificação.
-
Publicações Diversas - Inventários
Cidades Históricas - Inventário e Pesquisa: São Luís
Autor: Maria Beatriz Rezende Edição: 2007 Páginas: 570Publicação: Conselho do Senado Federal/Iphan
Este volume faz parte dos inventários dos centros históricos realizados pelo Iphan a partir de uma metodologia e pesquisa próprias registrando rua por rua, casa por casa, dos bens tombados da cidade de São Luís, capital do Estado do Maranhão. É um pormenorizado registro, incluindo fotos, sobre edificações públicas e privadas, seu uso anterior e atual, gabarito, área do lote e de projeção e o estado de conservação, além de conter mapas e uma introdução histórico-urbanística.
-
Educação Patrimonial
Educação Patrimonial: Orientações ao Professor - Caderno Temático 1
Autor: Iphan Edição: 2011 Páginas: 65Publicação: Iphan/Casa do Patrimônio de João Pessoa
O primeiro Caderno Temático parte da concepção de Educação Patrimonial como processo sistemático, continuado e transversal a diferentes áreas do conhecimento. E trabalha conceitos como de patrimônio, memória, cidadania, museu, educação, entre outros.
-
Manuais
Manual de Arqueologia Histórica em Projetos de Restauração - 1ª Edição
Autor: Rosana Najjar e Maria Cristina Coelho Duarte Edição: 2002 Páginas: 57Publicação: Iphan/Programa Monumenta
Este manual foi elaborado para atender exigências de orientação técnica na gestão dos projetos de restauração/conservação dos bens imóveis tombados sob tutela federal. Busca suprir a necessidade de estabelecimento de procedimentos padrões a serem adotados pelo Iphan, no que se refere às práticas de Arqueologia e do seu papel nas atividades de preservação e quais são os resultados esperados.
-
Educação Patrimonial
Educação Patrimonial no Programa Mais Educação - Fichas do Inventário
Autor: Iphan Edição: 2013 Páginas: 43Publicação: Iphan
As Fichas do Inventário são os modelos para o preenchimento das informações produzidas e para a organização dos materiais resultantes do inventário do patrimonio cultural. Elas são parte integrante do Manual e, por isso, também orientam a realização do trabalho de forma organizada, instrutiva e pedagógica.
-
Textos Especializados
Artesanato: Cinco Pontos para Discussão
Autor: Ricardo Lima Edição: 2005 Páginas: 12 -
Rotas do Patrimônio
Recife – Mercado de São José
Autor: Iphan/Programa Monumenta Edição: Edição: 2010 Páginas: 16Publicação: Iphan/Programa Monumenta/Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)
A série de publicações Rotas do Patrimônio – Uma viagem através da história apresenta roteiros completos com dicas de locais para visitação, lazer, compras e gastronomia nas cidades históricas. O Mercado de São José localiza-se no bairro de São José, centro de Recife, em frente à Igreja Nossa Senhora da Penha. É um dos pontos centrais do tradicional comércio de rua desse bairro, onde é possível encontrar o mais típico artesanato da cidade, além da gastronomia. Pela singularidade e importância histórica e cultural, é destino certo de visitantes e turistas. No século XIX - inspirado no projeto do mercado público em ferro de Grenelle, em Paris (França) -, o engenheiro francês Victor Lieutier, contratado pela Câmara Municipal de Recife, elaborou o projeto de um mercado para a área. Edição bilíngue (português/inglês).
-
Patrimônio Imaterial - Planos de Salvaguarda
Plano de salvaguarda : capoeira de Roraima
Autor: Organização: Marcio Akira Couceiro ... [et al.] Edição: 2024 Páginas: 80O Plano da Salvaguarda da Capoeira em Roraima, que aqui apresentamos, é o resultado de um trabalho que foi sendo construído ao longo do tempo, desde os primeiros contatos da equipe da Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional de Roraima (Iphan-RR) com os capoeiristas do estado, após o reconhecimento da capoeira como Patrimônio Imaterial do Brasil, no ano de 2008. Estes encontros resultaram na criação de um Comitê Gestor da Capoeira em Roraima, possibilitando, assim, diversas ações para o fortalecimento da nossa arte-luta no estado.