Publicações
-
Plano de salvaguarda da Tava: lugar de referência para o povo Guarani
Autor: Iphan Edição: 2024 Páginas: 54O processo de elaboração do Plano de Salvaguarda da Tava Guarani contou com intensa participação social e representou a continuidade dos diálogos realizados entre o Iphan e os detentores, ao longo do ano de 2014, para a finalização do Dossiê de Registro da Tava e análise de projeto arquitetônico contratado pelo próprio Instituto para a construção de um anexo para o Museu das Missões (Instituto Brasileiro de Museus – Ibram/Ministério da Cultura – MinC), situado fora da área cercada do sítio/Tava, no âmbito dos investimentos governamentais previstos para o município de São Miguel das Missões/RS através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-Cidades Históricas).
-
Plano de salvaguarda : capoeira em Goiás
Autor: Organização: Renata Silva de Oliveira Galvão Edição: 2023 Páginas: 27Esse Plano de Salvaguarda apresenta as diretrizes, as ações e as metas a serem realizadas em curto, médio e longo prazo. O objetivo é planejar e construir ações, de modo a promover a valorização, o apoio e o fomento da capoeira em Goiás, impulsionando a transmissão de seus valores e de seus saberes para as próximas gerações.
-
Plano de Salvaguarda da Capoeira em Rondônia
Autor: Organização: Emanuel Messias Arcas Vieira Edição: 2023 Páginas: 32O Plano de Salvaguarda da Capoeira em Rondônia que ora é apresentado, é fruto do trabalho socializado entre os diferentes grupos e rodas de capoeira rondonienses que vêm participando coletivamente de sua construção. O objetivo principal deste Plano é viabilizar, conforme as diretrizes do Programa Nacional de Patrimônio Imaterial, a implementação da política de salvaguarda do Ofício dos Mestres de Capoeira e da Roda de Capoeira, registrados pelo Iphan, respectivamente, no Livro dos Saberes e no Livro das Formas de Expressão. Para tanto, este documento reúne demandas e propostas de ação percebidas pelos detentores, na dinâmica cotidiana de seus grupos, como importantes para a valorização, preservação, difusão, reprodução e transmissão deste bem cultural de reconhecimento e prestígio internacionais.
-
Plano de salvaguarda: Modo de Fazer Viola de Cocho do Mato Grosso
Autor: Iphan MT Edição: 2023 Páginas: 35A publicação descreve as principais ações de salvaguarda pactuadas com os detentores, entidades parceiras e instituições públicas e privadas durante as reuniões, segmentadas por eixos, conforme preconiza o Termo de Referência para a Salvaguarda de Bens Culturais Registrados (Portaria IPHAN n. 299/2015).
-
Plano de salvaguarda: Modo de Fazer Renda Irlandesa
Autor: Iphan SE Edição: 2023 Páginas: 60Nesta publicação, apresentamos a consolidação das demandas das detentoras da Renda Irlandesa e, a partir disso, pretendemos ampliar o debate em torno de sua salvaguarda e fornecer diretrizes para garantir o apoio e a continuidade, de modo sustentável, deste bem cultural.
-
Plano de salvaguarda: Maracatu Nação
Autor: Iphan PE Edição: 2023 Páginas: 89Este Plano de Salvaguarda é fruto da organização e dedicação dos detentores desse bem cultural para a perpetuação de sua manifestação e da sua busca ativa pelas políticas públicas da área da cultura e patrimônio cultural. Foram essas pessoas que nortearam a elaboração das demandas e ações aqui apresentadas, pois são os legítimos conhecedores das questões enfrentadas cotidianamente pelo Maracatu Nação. Além deles, técnicos desta superintendência e representantes das instâncias estaduais e municipais dedicaram experiência e esforços para a construção desse documento.
-
Plano de salvaguarda: Festa do Divino Espírito Santo de Pirenópolis (GO)
Autor: organização, Renata Silva de Oliveira Galvão Edição: 2021 Páginas: 30O foco do plano é a salvaguarda do bem registrado, o apoio e fomento à Festa do Divino de Pirenópolis. O instrumento apresenta diretrizes, ações e metas a serem realizadas a curto, médio e a longo prazo.
-
Plano de salvaguarda : romaria de carros de bois da Festa do Divino Pai Eterno de Trindade (GO)
Autor: organização, Renata Silva de Oliveira Galvão Edição: 2021 Páginas: 30Instrumento de apoio e fomento, o Plano de Salvaguarda vai auxiliar na preservação, divulgação do bem cultural e na valorização dos detentores. -
Plano de Salvaguarda do Carimbó 2020
Autor: organização Cyro Holando de Almeida Lins e Paula Pflüger Zanardi Edição: 2020 Páginas: 34O Plano estabelece princípios e diretrizes que orientam as ações a serem realizadas com os objetivos de: garantir que os saberes relacionados ao Carimbó sejam transmitidos às novas gerações, buscar estratégias para a manutenção das formas tradicionais de manifestação do Carimbó e valorização da comunidade carimbozeira.
-
Plano de Salvaguarda da Capoeira em Santa Catarina
Autor: organização Colegiado de Mestres de Capoeira de Santa Catarina Edição: 2020 Páginas: 38O Plano de Salvaguarda da Capoeira em Santa Catarina foi sendo constituído ao longo dos anos durante as diversas reuniões itinerantes e eventos do Colegiado de Mestres. Foi pensado inicialmente a partir das dificuldades enfrentadas pelos capoeiristas no estado, buscando ações que pudessem contribuir em melhorias do contexto da Capoeira como um todo.
Por meio da parceria entre o Colegiado de Mestres e o Instituto do Patrimônio Artístico e Histórico Nacional em Santa Catarina (Iphan-SC), houve seguimento a esse planejamento com o desenvolvimento de seus elementos, que somado à cronologia de ações já realizadas e aqui registradas resultam no presente Plano.