Lista de candidatos selecionados para Curso sobre Gestão do Patrimônio Imaterial está disponível

publicada em 20 de fevereiro de 2015, às 14h15

 

Está disponível a lista dos candidatos selecionados para o curso EAD Formação para a Gestão do Patrimônio Cultural Imaterial. Com mais de 4 mil inscrições, a iniciativa é uma realização do Centro Lucio Costa (CLC), em parceria com o Centro Regional para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial (CRESPIAL), apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e coordenação técnica da Inspire | Gestão Cultural.

Os participantes da Argentina, Brasil, Bolívia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, México, Moçambique, Peru, Uruguai e Venezuela foram avaliados por especialistas do CRESPIAL, que nos próximos meses disponibilizará uma nova versão virtual do curso.

Estruturado em oito disciplinas, o curso tem como objetivo fortalecer as capacidades locais para estruturação e execução de políticas de patrimônio imaterial, nos estados e municípios brasileiros, por meio da capacitação de gestores culturais para atuarem na salvaguarda do patrimônio cultural imaterial – legislação, identificação, reconhecimento, apoio e fomento à sustentabilidade.

A iniciativa também permitirá analisar e discutir os principais conceitos relacionados ao patrimônio cultural brasileiro em suas diferentes dimensões e interações com aspectos de identidade, território e meio ambiente, incentivando o espírito crítico dos participantes e qualificando-os para desempenhar ações mais efetivas e conscientes nesta área específica.

Nos primeiros dias do curso, será ministrada a disciplina Ambientação em EAD, que visa quebrar uma possível resistência dos alunos em relação à aprendizagem virtual, otimizar a utilização dos recursos da plataforma do curso e explicitar a metodologia adotada.

Também serão oferecidas as disciplinas:
- Ambientação em espaços virtuais e introdução ao funcionamento do curso;
- A constituição do campo do patrimônio imaterial e seus conceitos estruturantes;
- A Convenção para a salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial (Convenção de 2003) e as suas Diretrizes Operativas;
- A Gestão Pública do PCI;
- A participação da comunidade na Gestão do PCI;
- Diferentes possibilidades e metodologias de apoio, fomento, divulgação e promoção do PCI;
- Diferentes possibilidades e metodologias de reconhecimento, identificação, investigação e documentação do PCI;
- Transversalidade e interfaces do Patrimônio Imaterial.

Saiba mais no site www.crespial.org

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin