Plano de Ação 2011 - 2014 vai promover ações de cooperação entre o Brasil e a Colômbia

publicada em 14 de julho de 2011, às 13h26

 

O Iphan deverá realizar no segundo semestre missão de prospecção à Colômbia, tendo em vista a sua participação, por meio da Assessoria de Relações Internacionais (Arin), na V Reunião da Comissão Mista Cultural, Educacional e Esportiva entre o Brasil e a Colômbia, ocorrida em Brasília, nos dias 30 e 31 de maio. Ao final do encontro, foi definido um Plano de Ação para a cooperação cultural 2011-2014 que deverá ser desenvolvido pelos órgãos específicos e áreas técnicas, que deverão estabelecer quando e como serão desenvolvidas as ações propostas pelas delegações brasileira e colombiana.

No marco do Ano Internacional dos Afrodescendentes, em 2011, um dos pontos acordados no encontro foi a intenção das delegações de estreitar a cooperação e desenvolver atividades para a proteção e promoção da cultura afrodescendente.

No que se refere ao patrimônio cultural dos dois países, ficou decidido que, no segundo semestre de 2011 acontecerá, em local da região amazônica a ser definido, a segunda reunião técnica binacional para avançar na implementação da Agenda Conjunta para a Cartografia Cultural do Noroeste Amazônico.

Ficou definido, ainda, que a Colômbia destinará documentação técnica para a constituição da Biblioteca de Referência em Gestão do Patrimônio Cultural que deverá ser instalada no Centro Lucio Costa, sediado no Edifício Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro que abrigará o Centro Regional de Formação para a Gestão do Patrimônio, dentro auspiciado pela Unesco. Os dois países também concordaram em estabelecer intercâmbio de informações sobre experiências de recuperação do patrimônio cultural urbano de centros históricos. Para os colombianos, o foco do interesse é o Programa Monumenta, desenvolvido pelo Iphan. Já para os brasileiros, chamam a atenção mecanismos de financiamento utilizados na Colômbia para a conservação do patrimônio cultural como o decorrente da destinação de recursos derivados de imposto sobre a telefonia celular praticado naquele país.

Veja o documento na íntegra - Plano de Ação para Cooperação Cultural - 2011-2014

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin