Políticas para sítios urbanos do Mercosul são debatidas no Centro Lucio Costa

Experiências de preservação de sítios urbanos foram tema do painel promovido na tarde de ontem no Seminário Gestão do Patrimônio no Mercosul, realizado esta semana no Centro Lucio Costa, no Rio de Janeiro. Coordenado pelo diretor do Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização do Iphan, Dalmo Vieira Filho, o painel sobre sítios urbanos reuniu representantes dos 5 estados-membros e dos 5 estados associados do bloco regional sul-americado. 

Entre os assuntos abordados, os participantes puderam conhecer o plano de desenvolvimento de turismo local e um plano mestre de reabilitação de áreas históricas da cidade boliviana de Potosí. Os dois casos de gestão foram apresentados por Freddy Riveros, enviado do Ministério da Cultura da Bolívia. 

Em 1987, Potosí foi declarada Patrimônio Mundial pela Unesco. Com características do barroco andino, que mescla as tradições européias e indígenas, Potosí é rica em obras de arte. Outro fator que levou a Potosí a conquistar o título internacional é a sua importância histórica como local ligado aos ciclos econômicos da Bolívia, sobretudo o da exploração da prata. 

Colônia do Sacramento foi tema de outra exposição, que tratou do plano de gestão para a cidade elaborado pela Comissão de Patrimônio Cultural do Uruguai em parceria com um conselho executivo local e a sociedade civil. "Obtivemos assistência técnica da Unesco para refazer o plano de gestão do sítio histórico, mas ainda é preciso qualificar a mão de obra local e construir um modelo de gestão participativa", relatou Cristian Pos, representante do Ministério da Educação e Cultura uruguaio. 

Situada na foz do Rio da Prata, Colônia do Sacramento é o único bem do país incluído na Lista do Patrimônio Mundial da Unesco. O título foi concedido em 1995, por se tratar de um exemplo de sítio urbano com conjuntos arquitetônicos herdados da colonização portuguesa e espanhola. 

Uma das intervenções brasileiras no painel foi dedicada a Ouro Preto, a primeira cidade do país reconhecida como Patrimônio Mundial três décadas atrás. O prefeito do município, Ângelo Oswaldo Souza, falou sobre a experiência de adoção de uma política de gestão integrada, que conjuga diversas políticas públicas para tornar efetiva a proteção do sitio histórico local. "Saneamento básico, transporte público, emprego e renda, desenvolvimento humano, todos esses temas vieram para a pauta da preservação do patrimônio", argumentou. 

A programação do Seminário Gestão do Patrimônio no Mercosul foi iniciada na última segunda-feira e se estende até este sábado. Leia mais informações em www.iphan.gov.br/seminariomercosul.

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin