Seminário Gestão do Patrimônio no MERCOSUL inicia atividades do Centro Lucio Costa de Formação

Com as presenças de representantes dos países da América do Sul, teve início ontem (22) o Seminário Gestão de Patrimônio no MERCOSUL, no Palácio Capanema, no Rio de Janeiro. O evento, que segue até próximo dia 27 marcou a primeira grande atividade do Centro Lucio Costa de Formação para Gestão do Patrimônio. 

Durante a cerimônia de abertura, o presidente do Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Luiz Fernando de Almeida, destacou a importância de ampliar as estratégias de interlocução com outros agentes do patrimônio, através da cooperação internacional. “Sistematizar conhecimentos e experiências em patrimônio é uma das funções do Iphan desde a sua formação. Agora, através da parceria com o Centro do Patrimônio Mundial, vamos ter a oportunidade de ampliar esta missão aos países da África e América do Sul, de línguas portuguesa e espanhola. O fundamental é que a sociedade tenha políticas eficazes para a preservação de seus patrimônios.” 

No evento esteve presente a representante da UNESCO no Brasil, Jurema Machado, que ressaltou a relevância do Centro Lucio Costa para políticas de gestão de forma integrada. “Este momento é marco de um processo de parcerias entre o Centro do Patrimônio Mundial e o Iphan para a criação do Centro Regional de Formação, no Rio de Janeiro. Agora vemos este projeto se concretizar com o esforço do governo brasileiro.” 

O Seminário contou ainda com as presenças de representantes das instituições parceiras do Iphan no evento, como o Ministério das Relações Exteriores; o Instituto Chico Mendes (ICMBio), do Ministério do Meio Ambiente e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC).

Na abertura do evento, o embaixador Marcos Azambuja proferiu conferência e foi lançado o filme institucional “Palácio da Modernidade – uma homenagem ao mestre Lucio Costa”. Durante o Seminário, o Iphan assinou um protocolo de intenções com a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) para desenvolver ações integradas na área de formação, com objetivo de executar projetos de capacitação na preservação de bens culturais.

Para outras informações, acesse: www.iphan.gov.br/seminariomercosul
Centro Regional de Formação para Gestão do Patrimônio
Criado em julho deste ano durante a 34ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, realizada em Brasília, o Centro Regional de Formação para Gestão do Patrimônio – Centro Lucio Costa - tem como missão estratégica a cooperação com países da América do Sul: Brasil, Uruguai, Paraguai, Argentina, Bolívia, Chile, Peru, Equador, Colômbia e Venezuela; na África lusófona e hispânica: Cabo Verde, Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial; e na Ásia, o Timor-Leste. O Centro deve realizar ainda ações de intercâmbio e colaboração com Portugal e Espanha, e com os centros existentes na China, Noruega, México, África do Sul e Bahrein. Com estas unidades, o Brasil está trabalhando pela constituição de uma Rede Colaborativa de Centros de Formação Categoria 2.

A unidade brasileira, que recebe o nome de Lucio Costa em homenagem ao arquiteto brasileiro, coordenador da equipe de projetistas do Palácio Gustavo Capanema, nasceu com a missão estratégica de capacitar profissionais da administração pública dos 17 países envolvidos com vistas à formação profissional de quadros gerenciais voltados para a formulação, implementação, acompanhamento e avaliação de políticas públicas no campo do patrimônio.

Mais informações:
Assessoria de Comunicação do Iphan
Adélia Soares – adelia.soares@iphan.gov.br
Mécia Menescal – mecia.menescal@iphan.gov.br
(61) 2024-5449 / 2024-5459 
www.iphan.gov.br /  www.twitter.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin